Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 11:07 - A | A

Sábado, 01 de Fevereiro de 2014, 11h:07 - A | A

Apesar das cerca de 500 presenças confirmadas, poucos participam do “rolezinho do bem”

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Embora 566 pessoas tenham confirmado a participação pelo Facebook no primeiro “rolezinho do bem” de Campo Grande, até as 11h30min deste sábado (1º), o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) só recebeu 122 pessoas para doar sangue e 80 bolsas foram coletadas. Conforme consta na página do evento na rede social, 9.395 pessoas foram convidadas para o encontro.

“Não teve fluxo intenso como imaginávamos. As pessoas estão chegando aos poucos, o que é até bom, porque não temos capacidade para atender muitas pessoas ao mesmo tempo”, afirma a técnica do banco de sangue, Luceia Maria Fernandes.

O Hemosul tem capacidade para coletar, no máximo, 120 bolsas de sangue aos sábados. Por isso, como estava marcado o “rolezinho do bem” para este sábados, caso centenas de pessoas comparecessem de uma vez só para doar sangue, o centro de coleta planejou distribuir 120 senhas por ordem de chegada e agendar o restante dos participantes do evento para que compareçam durante a semana ou nos outros finais de semana.

Todo o processo para doar sangue leva cerca de 30 minutos, metade do tempo para fazer a triagem obrigatória e cerca de 15 minutos para retirar o sangue. O Hemosul consegue coletar sangue de sete pessoas ao mesmo tempo. Nem sempre todas as pessoas que comparecem ao centro podem doar sangue.

Clique na imagem para acessar a galeria

Difusor de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte afirma que novo capim é mais resiste a ferrugem do milho
Foto: Alexandre Junior Costa/Foto cedida

O atendente de telemarketing, Pedro da Costa Freire, de 25 anos, é o organizador do primeiro “rolezinho do bem” na Capital. Freire decidiu convocar campo-grandenses para doar sangue como forma de demonstrar força popular, mas por uma causa justa. “Está muito legal, apesar de não ter vindo muita gente, as pessoas aos poucos estão chegando e a maioria diz que está vindo por causa do rolezinho”.

Integrantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social do Estado de Mato Grosso do Sul (Sintiss/MS) compareceram ao encontro convocado pelas redes sociais. “Só do nosso sindicato, cinco doaram e tem mais gente para chegar” conta Sergio Souza Junior. 

Além do encontro deste sábado, batizado no Facebook de “Rolezinho no Hemosul de Campo Grande”, estão marcadas outras três “visitas” ao banco de sangue. Convocado por Nei Salviano, o “Rolezinho da Vida” vai acontecer em três datas, 15 e 22 de fevereiro e 1º de março.

Até a manhã de hoje, 3.118 pessoas haviam sido convocadas para os três encontros. Destas, somente 101 confirmaram participação.

Doação

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, e menores de idade devem apresentar autorização impressa e reconhecida em cartório dos pais ou responsáveis legais. O doador tem de estar portando documento oficial com foto, ter mais de 55 kg, estar bem alimentado, com boa saúde e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. 

“Rolezinho”

O movimento, realizado por jovens moradores das periferias dos grandes centros urbanos, tem se espalhado pelo País. Com medo dos atos de vandalismo, as administrações dos shoppings do País começaram a proibir a entrada de menores de idades desacompanhados dos pais.

Na página do Facebook, criada para organizar o “rolezinho” na Capital, até a manhã o dia 24 de janeiro, 1.235 pessoas tinham confirmado que estariam no domingo (26), no Shopping Campo Grande, para o evento, marcado para as 16h20min.Tinham sido convidadas 11.077 pessoas. No mesmo dia, à tarde, a página foi tirada do ar.

O objetivo do “rolezinho” no Shopping Campo Grande, conforme dizia a página na rede social, era “expor as contradições hipócritas da elite brasileira racista!”. (matéria editada para acréscimo de informações à 11h34)

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS