Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 25 de Janeiro de 2014, 12:24 - A | A

Sábado, 25 de Janeiro de 2014, 12h:24 - A | A

Crianças e adolescentes não podem ser impedidos de ir a shopping no dia do “rolezinho”

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Para o juiz Roberto Ferreira Filho, substituto da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, não há motivos para proibir a entrada e permanência de menores de idades sem a companhia dos pais neste domingo, dia 26, para quando está marcado “rolezinho” no Shopping Campo Grande. O magistrado justifica que o centro comercial “é local de acesso ao público, em que historicamente não se exige qualquer condição para crianças e adolescentes frequentarem, como autorização dos pais ou somente na companhia destes”.

Na quinta-feira, dia 23, Ferreira Filho concedeu parcialmente medida liminar ao Consórcio Empreendedor do Shopping Campo Grande, que ingressou com ação na Vara da Infância pedindo que a Justiça proibisse a entrada de menores desacompanhados dos pais no shopping e que comissários fossem designados para plantão no estabelecimento comercial a fim de evitar que os menores cometam atos infracionais.

No entanto, diferente do juiz da 4ª Vara Cível, José Rubens Senefonte, que proibiu o “rolezinho”, Ferreira Filho defende que os que pretendem participar do encontro têm, resguardado pela constituição federal, o direito de ir e vir e da livre manifestação, desde que pacífica.

Ele argumenta que, portanto, não pode proibir a participação dos menores do evento e nem designar servidores do Judiciário para coibir as infrações que os adolescentes possam vir a cometer durante o encontro, uma vez que é a polícia que tem a atribuição de reprimir atos criminosos.

Conforme discorreu o magistrado na decisão, a princípio, o “rolezinho” tem o intuito de "expor as contradições hipócritas da elite brasileira racista", como dizia a página do Facebook que convocava para o movimento. Para Ferreira Filho, assim, “a manifestação busca provocar o pensamento crítico da população campograndense, cuja manifestação é garantida a todos, inclusive às crianças e aos adolescentes, tanto que também está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente”.

O juiz só determinou que a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil (PC) e o Corpo de Bombeiros sejam oficiados para ficarem de prontidão amanhã à tarde.

Justiça

Nesta semana, a Justiça se manifestou em outra duas ações impetradas pela administração do shopping para “atrapalhar” o “rolezinho”. Um dos pedidos liminares foi deferido e proibiu o encontro e determinou que a polícia reforce a segurança no Shopping Campo Grande.

Também por determinação judicial, o Facebook tirou do ar a página que convida para o evento.

"Rolezinho"

Na página do Facebook criada para organizar o “rolezinho” na Capital, até a manhã de ontem, 1.235 pessoas haviam confirmaram que estarão no domingo, no Shopping Campo Grande, para o encontro, que está marcado para às 16h20min. Tinham sido convidadas 11.077 pessoas haviam sido convidadas para o “rolezinho” na Capital.

A página, no entanto, não está mais disponível na internet.

O movimento, realizado por jovens moradores em periferias dos grandes centros urbanos, tem se espalhado pelo país. Com medo dos atos de vandalismo, as administrações dos shoppings do País começaram a proibir a entrada de menores de idades desacompanhados dos pais.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS