Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014, 09:28 - A | A

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014, 09h:28 - A | A

Justiça proíbe “rolezinho” na Capital e determina que PM reforce segurança em shopping

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Marcado para acontecer no domingo, dia 26, no Shopping Campo Grande, o “rolezinho” foi proibido pela Justiça. A pedido do BR Malls, empresa que administra o centro comercial, o juiz José Rubens Senefonte, da 4ª Vara Cível, determinou, ainda, que a Polícia Militar (PM) reforça a segurança no shopping e no entorno e o Corpo de Bombeiros esteja a postos.

Embora ação judicial impetrada pela administração do shopping não dê nomes aos organizadores do evento, conforme a decisão judicial, os líderes do movimento serão multados em R$ 1 mil caso o encontro aconteça no interior do centro comercial, no estacionamento ou no entorno.

Na página do Facebook criada para convocar campo-grandenses para o rolezinho, um perfil chamado “Maria Combativa” aparece como administrador do evento.

Decisão

Para o juiz da 4ª Vara Cível, o direito de manifestação é legítimo, mas não pode ser usado para promover “tumulto”. “O direito a livre manifestação está previsto na Constituição Federal. Contudo, essa prerrogativa deve ser exercida com limites”, argumenta Senefonte.

Conforme consta no proceso, “para que sejam resguardados os interesses do autor, bem como em garantia da segurança, ordem e paz públicas, com base no artigo 932 do Código de Processo Civil”, a liminar pedida pelo Shopping Campo Grande foi deferida.

O magistrado entendem que “o movimento réu e seus integrantes” devem ser abster de “praticar atos que impliquem ameaça à segurança dos freqüentadores, comerciários e comerciantes, assim como de seu patrimônio, evitando tumultos, correrias, algazarras, atos de vandalismo” e, além disso, “não interfiram no regular funcionamento da autora, quer seja no interior do Shopping Center ou quer seja no estacionamento do estabelecimento”.

O juiz mandou que oficiais de Justiça estejam, no domingo, nas portas do Shopping Campo Grande para fazer cumprir a decisão judicial. Ele oficiou também a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso para que estejam de protidão.

"Rolezinho"

Na página do Facebook criada para organizar o “rolezinho” na Capital, 1.235 pessoas confirmaram que estarão no domingo, no Shopping Campo Grande, para o encontro, que está marcado para às 16h20min.

O movimento, realizado por jovens moradores em periferias dos grandes centros urbanos, tem se espalhado pelo país. Com medo dos atos de vandalismo, as administrações dos shoppings do País começaram a proibir a entrada de menores de idades desacompanhados dos pais.

Em Campo Grande, conforme informações divulgadas nas redes sociais, jovens querem protestar contra a criminalização da pobreza e racismo.

Com expressões como “Demorô CG!” e “expor as contradições hipócritas da elite brasileira racista!” foram convidados até agora 11.077 pessoas para o “rolezinho” na Capital até agora.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS