Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 07 de Janeiro de 2014, 15:22 - A | A

Terça-feira, 07 de Janeiro de 2014, 15h:22 - A | A

PF conclui inquérito sobre morte de índio na Fazenda Buriti, mas não aponta culpado

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Polícia Federal concluiu o inquérito policial sobre a morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos, durante o cumprimento de ordem de reintegração de posse na Fazenda Buriti, em Sidrolândia, mas não identificou o autor do disparo. Com 2,1 mil páginas, o documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) e à Justiça Federal, no final de dezembro.

Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Federal, não foi possível apontar o culpado pela morte do indígena porque o projétil que o atingiu não foi encontrado.
Segundo a PF, foram esgotadas todas as possibilidades da investigação. No total, 70 pessoas, entre indígenas, policiais e jornalistas, foram ouvidos, mas, mesmo assim, não se chegou a uma conclusão sobre a autoria.

Laudos periciais também foram anexados aos autos.

Reintegração

A morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos, durante o cumprimento de reintegração de posse da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, marcou o ano de 2013. Não é de hoje que Mato Grosso do Sul é palco do violento conflito entre indígenas e produtores rurais, mas, neste ano, a morte de Gabriel chamou a atenção até da imprensa internacional e fez com que autoridades se mexessem para tentar encontrar solução para o problema.

A propriedade rural foi ocupada por índios Terena no dia 15 de maio. Horas depois, decisão judicial determinou que indígenas deixassem o local.

Os terena permaneceram na fazenda e no dia 18 de maio, quando a reintegração de posse foi suspensa. Audiência foi realizada no dia 29 do mesmo mês, para tentar conciliação entre índios e o dono da fazenda, o ex-deputado Ricardo Bacha. Sem acordo entre as partes a Justiça Federal determinou nova reintegração de posse.

No início da manhã do dia 30, a Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, foi até a Fazenda Buriti para cumprir a ordem. Os índios resistiram e durante a tentativa de retirada forçada, Gabriel foi baleado no tórax. Ele estava armado com um arco e flechas.

O laudo necroscópico e o teste de balística foram inconclusivos. O exame exclui a possibilidade de disparo ter sido por fuzil, mas é inconclusivo porque o projétil não foi encontrado para definir o calibre da arma.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS