Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2014, 17:54 - A | A

Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2014, 17h:54 - A | A

Guarda Municipal recebe novas viaturas

Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Campo Grande entregou 14 novos veículos Fiat Gran Siena à Guarda Municipal, nesta quinta-feira (2). O convênio com o Ministério da Justiça garante R$ 658 mil em investimentos. Três GM Blaser – doadas pela Polícia Federal – e mais 14 motocicletas também passarão a integrar a frota da Guarda.

De acordo com o comandante da Guarda, Coronel Jonys Cabrera, o aumento da frota será crucial para a distribuição do efetivo nas bases espalhadas pelas sete regiões urbanas da cidade . Segundo o coronel, das três viaturas que a guarda possuía – doadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) -, apenas uma funcionava, ainda assim, em más condições.

Conforme o comandante da Guarda, duas das sete bases já estão prontas, nas Moreninhas e no Centro. As outras cinco têm conclusão prevista até o mês de julho. A nova estrutura será empregada no auxílio à segurança pública e patrimonial, por meio de rondas em 354 locais estratégicos.

Armamento

Projeto de Lei aprovado este ano na Câmara Municipal garantiu o armamento da Guarda Municipal. Jonys explicou que este ano a Prefeitura irá abrir licitação para contratar uma empresa para promover o treinamento dos guardas municipais, com carga horária superior até mesmo à da formação de Policiais Militares.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 30. Segundo o coronel, cumpridos os trâmites legais os recursos serão destinados para que seja realizada a formação dos guardas. A previsão é de que o rito processual seja concluído ainda no primeiro bimestre deste ano.

Estratégia

O comandante da Guarda disse que cada base terá um carro e duas motocicletas e que será empregado o conceito de polícia comunitária, levando o efetivo para mais perto da população, nas sete regiões urbanas de Campo Grande.

Com a nomeação dos 77 remanescentes, o efetivo da Guarda Municipal será de 1.387 homens. Os guardas passarão por reciclagem, especialmente os condutores das novas viaturas. Além disso, posteriormente, a formação também irá contemplar cursos de tiro e avaliações psicológicas, com 340 horas/aula. 

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Comente esta notícia

Mauro Salles 03/01/2014

Pelo que consta no Codigo Nacional de Transito e resoluções do CONTRAN, jamais os guardas PATRIMONIAIS poderiam circular com viaturas dotadas de sinaleiros vermelhos. Será que o DETRAN não possui fiscalização?

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Colunistas LEIA MAIS