Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 09 de Junho de 2026


Política Quarta-feira, 29 de Junho de 2011, 12:20 - A | A

Quarta-feira, 29 de Junho de 2011, 12h:20 - A | A

Arquivamento de denúncias de Rigo no TJ não causa estranheza entre deputados

Vinícius Squinelo e Wendell Reis - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Após afirmação do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Luiz Carlos Santini, que confirmou ontem (28) o arquivamento das investigações sobre as denúncias de Ary Rigo de supostos repasses irregulares para o Tribunal não causou estranhamento na Assembleia Legislativa do Estado.

Poucos deputados estaduais se pronunciaram, durante a sessão desta quarta-feira (29), sobre o caso. “Deve haver prova para investigar os fatos, não havendo não cabe investigação”, afirmou Júnior Mochi, líder do PMDB na Casa.

Segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJMS arquivou no dia 20 de outubro de 2010 o processo para investigar as declarações de Rigo de que a Assembleia Legislativa repassava dinheiro ao Tribunal de Justiça e de que um dos desembargadores teria contribuído para que o ex-prefeito de Dourados, Ari Artuzi, não fosse preso por conta de possíveis desvios identificados durante a operação Owari, da Polícia Federal.

“O CNJ recomendou que o TJMS aprofundasse a investigação sobre as declarações, acredito que deviam ter feito isso; o arquivamento foi um mês após as denúncias, muito rápido”, estranhou Pedro Kemp (PT). “Com relação a Assembleia, estamos respondendo no Ministério Público, e foi recomendado que se apurasse o caso”, afirmou o petista.

O problema seria qual sansão, caso necessária, poderia ser aplicada à Rigo, já que ele não é mais deputado. “Ele (Rigo) não tem mais mandato, se ele voltar o processo pode ser reaberto”, afirmou Kemp. “A resposta foi dada nas urnas”, sentenciou Junior Mochi. Rigo é, atualmente, 2º suplente de deputado estadual.

O corregedor da Assembleia, responsável pela investigação do caso na ALMS, Maurício Picarelli (PMDB), afirmou que só a presidência da Casa se manifesta sobre a investigação. O presidente da Assembleia, também peemedebista Jerson Domingos, não compareceu a sessão desta quarta-feira.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS