Médicos e entidades organizadas da sociedade civil podem sugerir propostas para a revisão do Código de Ética Médica que regula o exercício da profissão em todo o Brasil. Para participar, basta se cadastrar nos sites www.cfm.org.br ou www.portalmedico.org.br/modificacaocem e clicar no link “não sou cadastrado” ou no menu “cadastre-se”.
Aos médicos, será solicitado o número do CRM, a unidade da Federação na qual o CRM está ativo e o CPF. Mediante a confirmação automática dos dados, logo em seguida será solicitado um e-mail válido e senha. Já foram enviadas cerca de 800 sugestões de mudanças. O objetivo é que possam contribuir para o anteprojeto do novo Código, documento com diretrizes básicas do projeto definitivo. A data-limite para o envio das propostas é 31 de dezembro e a expectativa do Conselho Federal de Medicina (CFM) é que os trabalhos estejam concluídos até junho de 2009.
As propostas dos médicos e das entidades de representação estadual serão submetidas à apreciação das comissões estaduais, enquanto as propostas das entidades de representação nacional serão enviadas à Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica. Podem ser sugeridos novos artigos, alteração ou exclusão de artigos existentes.
Histórico
A Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica iniciou as discussões sobre a atualização do código em janeiro deste ano. À época, o balanço do Setor Jurídico do CFM indicou os artigos mais violados. Entre eles está o de número 29, que define como “vedado ao médico praticar atos profissionais danosos ao paciente, que possam ser caracterizados como imperícia, imprudência ou negligência”.
A Revisão do Código de Ética Médica se baseará em diversos preceitos, opiniões e condutas como Juramento Hipocrático, ética pessoal, moral, código deontológico profissional, Constituição Nacional, Legislação vigente, recomendações nacionais e internacionais, princípios fundamentais e conceito de dignidade humana. (fonte: CRM-MS )

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)