Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 06 de Março de 2020, 12:58 - A | A

Sexta-feira, 06 de Março de 2020, 12h:58 - A | A

Inovação

Ovinos são destaque como novo modelo de comercialização no MS

Em funcionamento desde 2013, resultou na venda de mais de 1500 cordeiros em 2019

Norton Soares
Capital News

Novo modelo de comercialização de ovinos criado no Mato Grosso do Sul ganha subsídio do Embrapa. Intitulado Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA), o projeto recebe animais de diversas propriedades do estado e se responsabiliza pelo seu embarque para frigoríficos. 

Somente no ano de 2019, o sistema movimentou a maior quantidade de animais dos últimos cinco anos: 1.510 cordeiros. Nos anos anteriores, essa quantidade variou entre 1.100 e 1.460 animais.

A idéia é decorrente de uma parceria entre setores público e privado e surgiu como necessidade de solucionar uma problemática da região, que é a estrutura para comercialização dos animais. O Estado é o nono maior rebanho de ovinos do País, com quase oito mil propriedades, mas ainda possui poucos estabelecimentos rurais capacitados para produzir em larga escala para atender ao mercado consumidor.

Segundo o pesquisador Fernando Reis, do Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, o modelo tem a capacidade de superar obstáculos como a pulverização dos rebanhos no estado, que acaba dificultando a formação de lotes para transporte ao frigorífico.

“Pode-se destacar que a PDOA se tornou uma ferramenta que tem possibilitado não somente a viabilização comercial dos animais criados por pequenos produtores, como tem conscientizado para melhoria da produção, padronização e oferta de acordo com as exigências do mercado”, completou.

Conforme dados do Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul possui 7.783 estabelecimentos agropecuários com criação de ovinos para um rebanho de 271.326 cabeças, o que resulta, em média, 35 animais por fazenda.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS