Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Rural Sábado, 13 de Julho de 2013, 09:47 - A | A

Sábado, 13 de Julho de 2013, 09h:47 - A | A

Mato Grosso do Sul tem possibilidade de comprar trigo no último leilão da Conab

Gabriel Kabad - (www.capitalnews.com.br)

Para abastecer o mercado interno de trigo, que sofre com a falta do produto em razão de adversidades climáticas, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará na próxima quinta-feira(18), o último leilão do grão, destinada às indústrias moageiras, para comercializar 6.630 toneladas.

Na quinta-feira (11), a estatal ofertou 106.963 toneladas, em que aproximados 101.933 toneladas foram adquiridas, e o valor da operação foi de mais de R$ 84 milhões. Os estoques estavam localizados nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que respondem por mais de 90% da área plantada no Brasil.

De março até agora, a Conab já colocou à venda quase 487 mil toneladas de trigo para suprir o mercado. A quebra da safra, além do Brasil, prejudica países exportadores como Uruguai e Argentina.

Após a operação, a estatal passará a atuar na recomposição do seu estoque, que acabará com o último leilão, pois de agosto a outubro o país colherá o produto da próxima safra. A expectativa é de uma aquisição de cerca de 500 mil toneladas para a recuperação dos estoques.

No país, a estimativa da produção do trigo no mês passado foi de 5.557.329 t, 0,8% maior em relação a maio.

A área plantada com trigo abaixou 53% em MS na safra de 2012/2013, quando foram plantados 15 mil hectares contra 32 mil da safra passada. Os dados são do levantamento da Conab.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS