Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022, 09:31 - A | A

Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022, 09h:31 - A | A

Chega de Imposto!

Deputados do PT querem criar mais um imposto no Agronegócio

Parlamentares do PT defendem criação de mais uma taxa sobre carnes e grãos

Rogério Vidmantas
Capital News

Arquivo

Rússia aumenta lista de restrições à carne brasileira

Deputados do PT, querem criar mais um imposto sobre a carne

Mesmo com a quantidade de impostos, o Partido dos Trabalhadores (PT) quer implementar mais um imposto no Brasil. Parte da bancada do partido na Câmara dos Deputados defende, por meio de projeto de lei (PL), a criação de uma taxa “especial” sobre itens relacionados diretamente à alimentação e ao agronegócio. Dos 56 deputados federais da sigla, 22 são autores da proposta que visa trazer mais custos sobre a exportação de carnes e alimentos, conforme apurado pelo site Canal Rual.

“É relevante que até ampliemos a presença do Brasil no mercado global de alimentos numa quadra histórica de enormes desafios para a segurança alimentar no mundo, mas desde que satisfeitas, em primeiro lugar, as demandas por alimentos por parte da nossa população”, afirmam os 22 deputados federais do PT no texto do projeto de lei de número 1.586/2022. Em outros trechos do material, eles criticam a política de exportação de alimentos do Brasil. Para isso, usam termos como:

 

* “Contradição que afronta o interesse público no Brasil”;
* “Abusividade dos volumes de alimentos exportados”;
* “Exportações excessivas”;
* “Compulsão exportadora”.


Informações detalhadas sobre o projeto defendido por deputados do PT

Mas quais são todos os motivos alegados pelos petistas na apresentação do projeto? Aliás, quem são os deputados que aparecem como responsáveis por essa pauta? Qual o caminho que o PL que defende abertamente a criação de mais um imposto seguirá na Câmara dos Deputados e, consequentemente, no Senado Federal? Quais serão, de facto, os produtos (alimentos) impactados caso a proposta venha a se tornar lei? E o que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) diz a respeito dessa ideia? Nossa reportagem, vai  continuar acompanhando.

Arquivo/CNA/Agência Brasil

Grãos Safra

Deputaods do PT são autores de projeto que defende a criação de mais uma taxa nos grãos produzidos no País

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS