Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Sábado, 10 de Abril de 2021, 11:39 - A | A

Sábado, 10 de Abril de 2021, 11h:39 - A | A

Documentação

Agora cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado

Procedimento poderá ser concluído em página da Receita na internet

Laryssa Maier
Capital News

Ilustração/Reprodução

ColunaMarcoEusébio

 

Agora, todos os documentos pedidos pela Receita Federal para validar o cadastro rural podem ser enviados digitalmente pelo e-CAC. Segundo o Ministério da Economia, a medida faz parte do Plano de Ação da Receita Federal no cenário pós-pandemia e contribui para a digitalização dos serviços públicos.

 

Os documentos serão enviados ao e-CAC por meio de Dossiê Digital de Atendimento. Caso sejam necessários novos documentos, eles deverão ser apresentados por meio da juntada de documentos, disponível na aba “Meus Processos”. Esclarecimentos adicionais e a confirmação de que o cadastro foi concluído passarão a ser efetuados eletronicamente.

 

Todos os imóveis rurais precisam ser inscritos no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), mesmo os que têm imunidade ou isenção de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Administrado pela Receita Federal, o Cafir lista os titulares, os condôminos e possuidores das propriedades rurais. De acordo com a Agência Brasil, além do Cafir, os imóveis rurais são registrados no Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (Cnir), que integra dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS