Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Reportagem Especial Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020, 08:05 - A | A

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020, 08h:05 - A | A

CG 121 anos

Mais um ano de vida da Cidade Morena, mas desta vez de casa

Aniversário da Capital será marcado pela garra e força de cada campo-grandenses que vive nesta terra

Elaine Silva
Capital News

 

Edemir Rodrigues/Segov

O Governo do Estado destacou uma série de Investimentos para os 120 anos da Capital

Aniversário de Campo Grande

Durante muitos anos a Prefeitura de Campo Grande, realizou o desfile em comemoração ao aniversário da cidade, o evento sempre acontecia na Rua 14 de Julho, logo pela manhã e percorria as rodovias 14 de julho, Mato Grosso, Dom Aquino, Afonso Pena e 7 de Setembro, no centro da Capital. Mas este ano será diferente, com obra finalizada ano passado, neste ano de 2020 a  conhecida 14 de julho, não será o palco de comemorações de mais um ano da cidade.  O motivo é por conta da pandemia que estamos passando.

Roberto Higa/Foto cedida

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

Rua 14 de Julho um dos pontos mais marcantes da cidade

 

Campo Grande, a Cidade Morena e o Centro de Mato Grosso do Sul, comemora nesta quarta-feira, 26 de agosto, 121 anos, porém com lágrimas no rosto e registrando grande números de pessoas doentes pelo vírus. Nos últimos dias a propagação do covid-19, pela cidade não tem apresentado ‘bons números’, mas não podemos deixar nos abalar.  Nestes 121 anos da Cidade Morena devemos relembrar e trazer de volta o sangue Campo Grande, lembrar das 305 pessoas que resistiram a pandemia de janeiro até agosto.

 

Hoje é dia de voltar no tempo, lembrar que a Cidade Morena foi fundada por mineiros,  que aproveitaram os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.

Anderson Ramos / Capital News

Toque de recolher Campo Grande

Rua 14 de julho após revitalização

 

Em 21 de junho de 1872 José Antônio Pereira chegou e se alojou em terras férteis e completamente desabitadas da Serra de Maracaju, na confluência de dois córregos – mais tarde denominados Prosa e Segredo – onde hoje é o Horto Florestal. Devido a localização da cidade, seu clima, outras pessoas sentiram-se atraídas para viver neste 'pedaço' e com isso a construção da identidade campo-grandense passa por inúmeras influências, desde os indígenas até as migrações internas mais recentes.

 

A cultura de Campo Grande, na verdade, é a cultura do sul do antigo Mato Grosso, com forte influência guarani e também dos mineiros, paulistas e sulistas.  Segundo a história, após cansativas e insistentes reivindicações, o governo estadual promulgou a resolução de emancipação da vila e a elevou à condição de município, ao mesmo tempo mudando o seu nome para Campo Grande, em 26 de agosto de 1899, tendo como primeiro prefeito Francisco Mestre, até 1º/11/1904. Atualmente o prefeito da Capital é Marcos Trad (PDS) que iniciou a sua gestão em 2017 e encerra este ano, com direto a reeleição. 

 

Outro fator para o município e  para o estado de Mato Grosso foi a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, da RFFSA (atual Novoeste), em 1914, ligando as bacias dos rios Paraná e Paraguai aos países vizinhos. No dia 11 de outubro de 1977 foi concretizada pela Lei Complementar nº 31, a criação de Mato Grosso do Sul, tendo como capital Campo Grande. 

Deurico/ Capital News

Parque das Nações Indígenas é fruto de inspiração e contato com a natureza

Parque das Nações

 

Que a verdade seja dita, Campo Grande é a cidade onde quem chega não quer ir embora. Suas ruas e avenidas largas, relativamente arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, mantém sua forte ligação forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas.  A famosa Cidade Morena  ainda carrega em sua veia a cor de sua terra roxa ou vermelha, e é isso que traz a força para quem está vivendo ou de passagem, todos esses pontos, relações e conexões mostram que mesmo durante uma situação crítica, com uma pandemia afetando centenas dos nossos, sempre estamos prontos para lutar e comemorar, cada ano de grandezas que Campo Grande promove aos seus filhos.  

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS