Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019, 15:27 - A | A

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019, 15h:27 - A | A

Cifra Negra

Três dias após convocação, Pepa retoma mandato na Câmara de Dourados

Vereador estava afastado desde meados de agosto, quando foi preso por descumprimento de ordem judicial

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/CMD

Pedro Pepa

Pedro Pepa esperou três dias para retomar mandato na Câmara de Dourados

 

Três dias depois de ser convocado para retomar seu mandato na Câmara Municipal de Dourados, Pedro Pepa (DEM), enfim, compareceu à Casa de Leis. Nesta quinta-feira, o agora novamente vereador, atendeu a convocação do presidente Alan Guedes (DEM) e ocupa a vaga da suplente Marinisa Mizoguchi (PSB).

 

Ao Capital News, Guedes havia dito que a convocação feita na última segunda-feira (23) para que Pepa e Cirilo Ramão (MDB) seguia válida. “Ele tem 15 dias pra tomar posse independentemente de nova convocação. Basta se apresentar à Secretaria”, informou o presidente. E foi o que aconteceu agora. Ramão compareceu na sessão de segunda e foi reempossado.

 

Os dois vereadores foram denunciados no âmbito da Operação Cifra Negra e foram presos em 5 de dezembro de 2018 e afastados no dia 12 daquele mesmo mês acusados por fraudes licitatórias na Casa de Leis. Após um vai e vem entre novas posses e afastamentos, chegaram a voltar para cadeia no final de agosto.

 

Na mais recente decisão judicial sobre o caso, em 19 de setembro a 1ª Câmara Criminal do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) restabeleceu o direito ao pleno exercício da atividade parlamentar, mas estipulou novas cautelares, entre elas o afastamento e a proibição de manter contato com investigados, denunciados e testemunhas arroladas na Cifra Negra.

 

Por essa razão, somente Cirilo tomou posse na sessão de segunda-feira (23), enquanto Pepa protocolou ofício na Câmara informando que buscaria esclarecer essa questão da distância entre envolvidos no processo antes de retomar o mandato.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS