Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Sábado, 12 de Junho de 2021, 16:11 - A | A

Sábado, 12 de Junho de 2021, 16h:11 - A | A

Covid-19

Senadores solicitam vacinas para a região da fronteira em MS

Iniciativa irá beneficiar regiões de fronteira com Paraguai e Bolívia

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Assessoria

Senadores solicitam 126 mil vacinas para a fronteira de MS

Reunião entre os representantes da Bancada Federal em MS e o ministro da saúde

Senadores sul-mato-grossenses, Nelsinho Trad (PSD), Simone Tebet (MDB) e Soraya Tronicke (PSL), solicitaram durante audiência com o ministro da saúde Marcelo Queiroga, a destinação de 126 mil doses da vacina Janssen para a região de fronteira de Mato Grosso do Sul. Conforme os representantes do estado na bancada federal, a iniciativa visa a imunização de toda a população das cidades de fronteira com Paraguai e Bolívia. 

 

Ao todo, 13 municípios fazem divisa direta com os países vizinhos, o que corresponde a 1.578km. Se aprovada, a cobertura vacinal na região contemplará cerca de 367,5 mil pessoas. 

 

Nelsinho Trad, destaca a importância da medida. “Fizemos um apelo, da necessidade de uma atenção maior do ministério em função da situação da pandemia no nosso Estado. Apelamos por mais vacinas no sentido de amenizar a situação atual, que é o esgotamento de leitos”, explicou o parlamentar via assessoria.  

 

Soraya Thronicke, ressalta que o anúncio da destinação de 3 milhões de doses da vacina Janssen ao Brasil, gerou expectativas na população do estado. “Haverá uma parte excedente de 126 mil doses e que poderá ser acrescido as 38 mil doses já garantidas para Mato Grosso do Sul”, argumentou a senadora. 

 

Vale ressaltar que o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems), recebeu na última sexta-feira (11), a resposta do Ministério da Saúde a respeito da solicitação de mais doses da vacina Janssen ao estado. Conforme o Cosems, após reunião com a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), e o Ministério da Saúde, foi acordado que MS receberá 5% do primeiro lote, o que corresponde a 150 mil doses da vacina. Inicialmente foi anunciado que o estado receberia 38 mil doses. 

 

Simone Tebet, reforça que é necessário liberar a reserva de contingência e destinar novas doses especificamente para imunização das cidades de fronteira em MS. “Ele (Marcelo Queiroga) sabe da situação, que é grave, e se colocou à disposição do Estado. Então, além das doses da vacina Janssen ele se dispôs e assumiu o compromisso de também liberar mais doses extras [não só da Janssen], mas também de incluir novas doses de vacina no Programa Nacional de Imunizações para o Estado, porque somos de fronteira e temos uma ‘população a mais’ por conta do Paraguai e Bolívia”, destacou via assessoria. 

 

Conforme os parlamentares, Mato Grosso do Sul possui sete cidades-gêmeas na fronteira com o Paraguai e a Bolívia (Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Porto Murtinho e Ponta Porã), onde o trânsito de pessoas entre os países vizinhos é mais intenso. As demais cidades de fronteira são Antônio João, Aral Moreira, Caracol, Japorã, Ladário e Sete Quedas. 

 

Para o senador Nelsinho Trad, é imprescindível que o Ministério da Saúde dê maior atenção à região de fronteira em MS. “É importante você fechar a fronteira para fazer um bloqueio epidemiológico, de locais em que você não tem controle”, finalizou.

 

Comente esta notícia

JURACI HELENA AUDIBERT 15/06/2021

Gostaria que suas Excelências os Deputados incluicem o município de FRONTEIRA do Paraná FOZ do IGUAÇU pois é uma Tríplice Fronteira com dois Países

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS