Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 18:35 - A | A

Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 18h:35 - A | A

Campanha Vida Animal

Projeto de Neno Razuk quer estimular doação de sangue animal

A Prática da doação de sangue em bichos ainda é desconhecida

Enoque Trefzger
Capital News

ALMS/Divulgação

Deputado quer que planos de saúde aceitem clientes com deficiência de forma igualitária

O deputado Neno Razuk (PL) é o autor do projeto

Projeto de Lei 99/2022 que institui a “Campanha Vida Animal” para estimular a doação de sangue de animais e salvar vidas.  O deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou“Nosso objetivo é estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos. Nesse sentido, a promoção da doação segura de sangue animal, especialmente por meio da instalação e manutenção de bancos de sangue veterinários é muito importante. Também temos que trabalhar na questão da divulgação para conscientizar os tutores de animais domésticos sobre a importância do ato de doação de sangue animal”, destaca o parlamentar ao Capital News via Assessoria

 

 O parlamentar  acredita que com a difusão das informações sobre o tema, podem salvar muitos animais . “A doação de sangue animal ainda é uma prática relativamente desconhecida e conta com poucos adeptos. Precisamos realizar boas campanhas como forma de política pública a ser implementada para estimular a conscientização e instrumentalizar a doação segura de sangue animal. É uma questão de saúde pública também”, defendeu.

 

Para doar, os animais precisam passar por uma série de testes clínicos, que vão verificar se eles estão em boas condições de saúde. A doação é realizada por meio da veia jugular e o sangue é coletado em uma bolsa (como é feito com os humanos). Os cães podem doar até 450 ml de sangue, enquanto os gatos, até 40 ml.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS