Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 02 de Setembro de 2019, 16:09 - A | A

Segunda-feira, 02 de Setembro de 2019, 16h:09 - A | A

Campanha

Deputados fazem audiência pública no Combate ao suicídio

MS é terceiro estado do Brasil com a maior taxa de suicídio

Adriana Ximenes
Capital News

Luciana Nassar/ ALMS

Deputados fazem audiência pública no Combate ao suicídio

Setembro Amarelo, campanha contra o suicídio.

A  Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, realizou nesta segunda-feira (2), uma audiência pública com o tema, ouvir, não julgar e acolher, são algumas das ações para prevenção ao suicídio. Por proposição do deputado Herculano Borges (SD).

 

O evento contou com duas palestras e foi ministrado pelo professor Edilson Reis, que atua como capelão no Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a do médico psiquiatra Marcos Estevão. Capelão Reis trouxe dados alarmantes sobre os índices de quem a comete contra sua própria vida. Os homens são os que mais se suicidam, com 79% dos casos no Brasil. Já as mulheres são as que mais tentam suicídio, com 69% do índice das tentativas.

 

Os dados são do Ministério da Saúde, que afirma que o MS está em  3º estado no Brasil com maior taxa de suicídio. “Por dia são de 40 a 50 pessoas que se matam no Brasil. É um suicídio a cada 40 segundos no mundo, sendo uma tentativa a cada três segundos. É a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade”, alertou Capelão

 

Ambos palestrantes ensinaram a detectar os sinais de alguém que está sofrendo e pensando em tirar a própria vida. “Pergunte onde doi? Como posso te ajudar? Se o sujeito é ouvido ele será acolhido. A palavra é a morte do nó do sofrimento. Precisamos falar para entender a dor e tratar a depressão”, disse Reis.

 

O psiquiatra Marcos Estevão sistematizou os três D e os três para serem identificados:

Desamparo, desesperança e desespero .“Frases como ‘eu sou um estorvo, eu dou trabalho, queria que Deus me levasse, estou pensando em me matar’, leve a pessoa a um profissional. Ela precisa compartilhar sua dor, mas talvez não encontrou a pessoa certa”,  explicou Marcos Estevão.

 

Na ocasião o deputado Herculano, leu oito encaminhamentos resultantes da audiência

“É um tema tão importante e tão atual. Queremos que essa discussão não se limite ao mês do setembro. Quem está em desequilíbrio não vai conseguir criar harmonia em casa, não vai render no trabalho, gera problema de saúde, gastos do poder público, afastamentos, enfim, é toda uma cadeia afetada e por isso é importante discutir e trazer ao debate, reconhecendo que ações de prevenção é questão de saúde pública e demandam políticas públicas específicas”, comentou. deputado.

 

Busque ajuda:

 

Se você precisa de ajuda busque o GAV pelos telefones em Mato Grosso do Sul (67) 3383-4112, (67) 99266-6560 (Claro), (67) 99644-4141 (Vivo) e ainda site Grupoamorvida.ong. Também há o CVV pelo telefone 188, email ou chat pelo site www.cvv.org.br. Ambos garantem anonimato e total sigilo.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional saiba mais em www.setembroamarelo.org.br. Compartilhe sua dor. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS