As memórias da infância ficam mais alegres quando acompanhadas por histórias e livros. A Coleção Cidadania é o Bicho, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), lançou seu 10º livro digital, Turma do Folclore em: Baile da Bicharada, com o objetivo de unir aprendizado e diversão.
O ebook, com texto da jornalista Aline Kraemer, narra como o misterioso Bicho-homem Pé-de-Garrafa se rendeu a um animado baile no Pantanal. A história, baseada no livro Chão Batido, de Marlei Sigrist, mostra a transformação do medo em amizade entre as figuras folclóricas e os animais regionais.
Aline explicou a inspiração para o projeto: “Valorizar o folclore regional é reconhecer a riqueza cultural e preservar as tradições locais. Assim, promovemos um futuro respeitoso com as nossas origens.” A parte visual do livro foi ilustrada pela programadora Luciana Kawassaki, com desenhos das filhas de Aline, Ana Beatriz e Catarina, que participam com alegria e aprendizado.
O folclore é um patrimônio cultural essencial, pois mantém vivas as histórias, crenças e valores que passam de geração em geração. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o folclore é celebrado em 22 de agosto, Dia do Folclore, data dedicada à cultura popular brasileira.
Além de incentivar o interesse pelo folclore, o livro destaca a cultura pantaneira e a identidade regional. A publicação é gratuita e disponível em formato digital e impresso, com restrições para uso comercial e alterações, respeitando os direitos dos autores e da ALEMS.