Campo Grande 00:00:00 Domingo, 20 de Julho de 2025


Legislativo Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 08:44 - A | A

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 08h:44 - A | A

Comissão Senado

Senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina partem para missão em Washington para negociar tarifas do Donald Trump

Grupo de senadores fará missão em Washington para abrir diálogo com Congresso dos EUA

Viviane Freitas
Capital News

O Senado anunciou na última sexta-feira (18) a formação de uma comissão temporária composta por senadores para tratar das relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos. O grupo realizará uma missão oficial em Washington, na última semana de julho, com o objetivo de estabelecer um canal direto de diálogo com o Parlamento americano.

Segundo nota conjunta da presidência do Senado e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, “a comissão será responsável por representar institucionalmente o Senado junto ao Congresso dos EUA, com foco no diálogo político de alto nível e na defesa dos interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica”.

O objetivo da comissão é estabelecer canais de diálogo para buscar uma solução para a guerra tarifária. O requerimento para a criação da comissão (RQS 556/2025) foi apresentado por Nelsinho Trad e aprovado pelo Plenário na terça-feira (15).

Segundo Nelsinho, a ideia é construir uma "ponte de diálogo" com os Estados Unidos num momento em que os canais diplomáticos tradicionais enfrentam dificuldades. Ele destaca que frigoríficos brasileiros estão avaliando se vão manter as exportações de carne bovina para os EUA, e apontou que outros setores também estão preocupados com a taxação.

A criação da comissão responde à necessidade de fortalecer as relações bilaterais diante das novas barreiras tarifárias impostas pelos Estados Unidos, que podem afetar vários setores da economia brasileira. “A missão tem caráter suprapartidário, institucional e estratégico”, destaca o comunicado.

Confira os oito membros da comissão temporária criada para tratar com o Congresso dos Estados Unidos sobre a nova tarifa de importação imposta sobre produtos brasileiros pelo governo americano conforme divulgado pela agência Senado. São eles:

Presidente

Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE)

Titulares

Tereza Cristina (PP-MS)
Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo
Fernando Farias (MDB-AL)

Suplentes

Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
Esperidião Amin (PP-SC)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Carlos Viana (Podemos-MG)

O grupo tem caráter suprapartidário, institucional e estratégico, buscará promover “o diálogo direto com parlamentares norte-americanos e fortalecer os laços bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países”, conforme reforça a nota oficial. A iniciativa reforça o compromisso do Senado em proteger os interesses econômicos nacionais por meio de cooperação internacional.

Definida a comissão de senadores que vai dialogar nos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS