Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Polícia Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022, 10:28 - A | A

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022, 10h:28 - A | A

Na fronteira

Operação Nova Aliança termina com 600 toneladas de drogas destruídas

Operação tem o objetivo evitar que toneladas de maconha entrem no mercado do crime

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/Polícia Federal

Etapa da Operação Nova Aliança termina com 600 toneladas de drogas destruídas

Operação em plantação de maconha

Chega ao fim nesta sexta-feira, (19), mais uma fase da ação conjunta entre forças policiais do Brasil e do Paraguai, a quinta realizada no ano de 2022. A Nova Aliança tem como objetivo evitar que toneladas de maconha entrem no mercado do crime, erradicando plantações do entorpecente no país vizinho. Nesta fase cerca de 600 toneladas foram destruídas.

 

Nesta etapa, participaram mais de 100 homens, entre integrantes das Forças Armadas Paraguaias e policiais brasileiros. A Polícia Federal do Brasil participa com apoio logístico, enviando homens e aeronaves para realização dos trabalhos. A PF mandou dois helicópteros, que se somaram a um terceiro das autoridades paraguaias.

 

O emprego dessas aeronaves é de suma importância para o êxito na operação, pois elas transportam os agentes de segurança que vão a campo destruir as plantações de drogas. Muitos dos locais de cultivo são de difícil acesso, obstáculo que é vencido com o emprego das aeronaves.

 

Autoridades de segurança de Brasil e Paraguai entendem que, atacar o problema dessa forma, evita-se que toda uma cadeia criminosa entre em ação, uma vez que elimina na raiz boa parte da maconha produzida na América do Sul. Isso não permite que o ilícito entre em circulação, movimentando outros pontos de uma rede de tráfico de drogas. No total das seis operações foram 4.005 toneladas erradicadas.

 

Além de erradicar a maconha já plantada e sementes para seu cultivo, a Nova Aliança destrói acampamentos de traficantes e toneladas de equipamentos e insumos usados na ação criminosa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS