Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Nacional Terça-feira, 25 de Junho de 2019, 11:37 - A | A

Terça-feira, 25 de Junho de 2019, 11h:37 - A | A

Julgamento

STF retirou da pauta a votação do pedido de liberdade de Lula

Habeas corpus foi apresentado pela defesa, onde aponta suspeição de Moro e questiona a atuação dele no processo em que Lula foi condenado.

Flavia Andrade
Capital News

Rosinei Coutinho/SCO/STF

STF decidirá se Justiça Eleitoral pode julgar crimes da Lava Jato

Habeas corpus foi apresentado pela defesa, onde aponta suspeição de Moro e questiona a atuação dele no processo em que Lula foi condenado.

 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retirou da pauta o pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (24). O pedido estava na lista de julgamentos do STF como o 12º item da pauta a ser votado nesta terça-feira (25).

 

Apresentado em 2018, o pedido de liberdade, é um habeas corpus em que a defesa de Lula aponta a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, e questiona a atuação dele no processo em que o ex-presidente foi condenado.

 

Desde o julgamento que teve início no ano passado, dois ministros da Segunda Turma já votaram contra conceder liberdade a Lula, sendo eles: Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia.

 

Além destes, o terceiro a votar na ocasião, o ministro Gilmar Mendes pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o pedido. Após análise, Mendes liberou o caso para julgamento no último dia 10. Além do ministro, deverão votar Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

 

Atual ministro, Sérgio Moro, era juiz e atuava na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). Como magistrado, foi o responsável pela condenação de Lula em 2017 no caso do triplex em Guarujá (SP).

 

Após a confirmação da condenação em segunda instância, em 2018, Lula foi preso em abril do ano passado e levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde está desde então.

 

Em abril de 2019, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisou um recurso da defesa de Lula e também manteve a condenação do ex-presidente, porém, reduziu a pena.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS