Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Outubro de 2026



Nacional Quinta-feira, 07 de Agosto de 2008, 07:05 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2008, 07h:05 - A | A

Câmara aprova MP que reduz imposto e segura preço do pão

Da Redação

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a MP (medida provisória) que reduz os custos sobre a produção de trigo e pão. A principal mudança é a isenção de PIS e Cofins para trigo in natura, farinha de trigo e pão francês. Hoje, esses impostos possuem uma alíquota de 9,25%.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), relator da matéria, fez uma alteração no texto e mudou o prazo final da isenção de 31 dezembro de 2008 para 30 de junho de 2009.

A redução dos impostos havia sido anunciada pelo Ministério da Fazenda em maio deste ano.

A MP também reduz o custo do transporte do trigo que vem sendo importado dos Estados Unidos e do Canadá para compensar a falta de importações da Argentina. Para isso, o custo do frete cairá 25% com a isenção da taxa destinada ao Fundo de Renovação da Marinha Mercante.

As duas desonerações vão representar um custo de R$ 600 milhões para os cofres públicos somente no ano de 2008.

Em troca, os produtores de trigo se comprometeram a repassar a queda no custo de produção para o consumidor ou evitar que o produto continue subindo.

A estimativa do setor que é o preço da farinha tenha redução de 10% em função das medidas do governo. A farinha representa 70% do preço do pão francês.

Capital News

Siga o Capital News no Google News e acompanhe nossas notícias por lá também.

Seguir no Google News

Junte-se à comunidade Capital News!

Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

Siga nas redes sociais

Participe do jornalismo cidadão do Capital News!

Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

WhatsApp (67) 3042-4141Telegram @ReportarNEWSE-mail [email protected]

Envie pelo Reportar News


Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS