Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Nacional Sábado, 01 de Maio de 2021, 08:02 - A | A

Sábado, 01 de Maio de 2021, 08h:02 - A | A

Justiça

Aprovado o impeachment do Governador do Rio de Janeiro

Tribunal especial aprova impeachment de Witzel

Laryssa Maier
Capital News

Antonio Cruz/Agência Brasil

Wilson Witzel se defendeu em um pronunciamento dado pela manhã na residência oficial

 

Na sexta-feira (30) o Tribunal Especial Misto (TEM) aprovou o impeachment do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que já estava afastado e perdeu o cargo de forma definitiva com a decisão. Como consequência, o governador em exercício, Cláudio Castro, se tornará o governador de fato.

 

Foram 10 votos a favor do impedimento e nenhum contra. Segundo a Agência Brasil, o tribunal misto decidiu também que o ex-governador do Rio de Janeiro ficará inelegível por cinco anos. Witzel está afastado do cargo desde agosto do ano passado e foi denunciado pelo Ministério Público Federal por participação em um esquema de desvios de recursos na área da saúde, que seriam aplicados no combate à pandemia de covid-19. 

 

No processo de impeachment, Witzel foi condenado por crimes de responsabilidade na resposta do governo do estado à pandemia, e, especificamente, pela requalificação da organização social (OS) Instituto Unir Saúde ao assumir contratos com a administração pública e a contratação da OS Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) para a construção e gestão de hospitais de campanha no ano passado. 

 

De acordo com a defesa de Witzel teve 30 minutos para fazer as considerações e negou todas as acusações. Os advogados Bruno Albernaz e Eric de Sá Trote afirmaram que o governador não foi o responsável pelas decisões de contratação das organizações sociais tomadas por seus secretários e sub-secretários e pediram a anulação do processo.

 

Os advogados fizeram três alegações preliminares para pedir a nulidade do impeachment. A primeira pedia que fosse decretada a inépcia da denúncia, por “falta de clareza na delimitação das acusações”, além da nulidade absoluta do processo por “falta de apresentação do libelo acusatório”, que é a delimitação do fato que está sendo julgado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS