Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 12 de Outubro de 2026



Internacional Quinta-feira, 14 de Agosto de 2008, 18:26 - A | A

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2008, 18h:26 - A | A

EUA e Polônia fecham acordo para escudo antimísseis

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (DA)

Os Estados Unidos e a Polônia assinaram nesta quinta-feira em Varsóvia um acordo preliminar que prevê a instalação de parte de um escudo de defesa antimísseis americano em território polonês.

O plano, que enfrenta uma forte resistência por parte da Rússia, prevê a instalação de dez mísseis interceptadores em uma antiga base militar perto da costa polonesa do Mar Báltico.

Em contrapartida, os Estados Unidos se comprometeram a ajudar a Polônia a melhorar suas forças armadas, além de remanejar para o país mísseis defensivos Patriot e militares americanos, para reforçar as defesas aéreas polonesas.

O pedido de ajuda aos Estados Unidos na área da defesa teria sido feito depois que Moscou ameaçou atacar o sistema antimíssil se ele fosse instalado na Polônia.

“Os Estados Unidos, de acordo com o que foi acertado, (…) terá uma participação importante na modernização do Exército polonês. Nossa cooperação política e militar atinge agora um nível diferente”, disse o ministro do Exterior polonês, Radoslaw Sikorski.

República Checa

Os Estados Unidos assinaram em julho um acordo semelhante com a República Checa, onde devem ser instalados radares que fazem parte do mesmo sistema de defesa. (Fonte: BBCNews)

Capital News

Siga o Capital News no Google News e acompanhe nossas notícias por lá também.

Seguir no Google News

Junte-se à comunidade Capital News!

Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

Siga nas redes sociais

Participe do jornalismo cidadão do Capital News!

Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

WhatsApp (67) 3042-4141Telegram @ReportarNEWSE-mail [email protected]

Envie pelo Reportar News


Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS