O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) tem publicado desde o dia 19 de outubro no Diário Oficial, listas de documentos de veículos e de processos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que serão eliminados num prazo de 30 dias.
Já foram publicados mais de 20 mil nomes somente da Capital, e esse número deve chegar a 50 mil até o final de novembro.
A eliminação cumpre a legislação que rege que o documento em papel, tanto relativo a veículos quanto a processos de CNH, devem ser guardados por cinco anos. No entanto, o Detran tem armazenado documentos com data de 1996.
De acordo com Maria das Graças de Freitas, presidente da CPAED (Comissão Permanente de Avaliação e Eliminação de Documentos),o processo de eliminação de documentos não foi concluído na gestão anterior, o que está sendo feito agora. “Alguns devem ser guardados por um prazo maior, conforme a legislação, como em casos de restrição judicial ou administrativa”, explica.
Antes de serem destruídos, esses documentos são micro-filmados e ficam armazenados por mais cerca de 15 anos.
Em dezembro deve começar o processo de micro-filmagem para publicação de listas do interior do Estado, começando por Dourados.
As pessoas mencionadas na listagem que não quiserem ter os documentos incinerados devem procurar o Detran em 30 dias. A lista com os nomes dos proprietários e as placas dos veículos que devem ter os documentos eliminados publicada hoje estão no link: (Com informações do Governo MS)
http://www1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/supplements/DO7085_01_11_2007_SUP01.pdf

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)