Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Reportagem Especial Quinta-feira, 16 de Junho de 2022, 08:41 - A | A

Quinta-feira, 16 de Junho de 2022, 08h:41 - A | A

Reportagem Especial

Fiéis voltam às ruas para celebrar Corpus Christi

Cerca de 1500 metros de tapete vão enfeitar o centro da Capital

Renata Silva
Especial para o Capital News

Mariana Cintra

Fiéis voltam às ruas para celebrar Corpus Christi

..

Nesta quinta feira (16) fiéis da igreja católica voltam as ruas para a celebração de Corpus Christi. Este ano, o tapete, tradicionalmente montado há 50 anos na Rua 14 de Julho começará na Avenida Afonso Pena, na Praça do Rádio.

Mariana Cintra

Fiéis voltam às ruas para celebrar Corpus Christi

..

 

De acordo com o coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Padre Vander Casemiro o caminho do tapete foi alterado, por causa da revitalização da rua 14 de Julho. A expectativa é que 25 mil pessoas participem do evento católico. 

O Dia de Corpus Christi celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.  

Aproximadamente 1.500 metros de tapete com desenhos e símbolos irão enfeitar as ruas da cidade. Todas as 51 paróquias e 400 comunidades da Arquidiocese de Campo Grande estão envolvidas tanto nos preparativos quanto na confecção.

 

Os católicos que participam da Paróquia Santo Agostinho de Iphona são responsáveis por 27 metros e meio de tapete. Segundo o Diácono da Paróquia, Benedito Villarino, 30 fiéis da igreja estão envolvidos entre eles a Karine, que participa dos preparativos para a confecção do tapete pela primeira vez.

Acervo pessoal

Fiéis voltam às ruas para celebrar Corpus Christi

Karine dos Santos Chaves Lime - nos preparativos pela primeira vez

A Karine dos Santos Chaves Lima de 29 anos é católica e atendente paroquial. Para ela , participar desse momento é algo que a deixa muito feliz e emocionada. “Fico emocionada em poder ajudar e fazer algo para Deus. É muito importante para mim.”, completa.

“Fico emocionada em poder ajudar e fazer algo para Deus. É muito importante para mim.”

 

“Essa é a única vez do ano que o corpo de cristo vai para a rua, única vez que a missa é realizada fora da estrutura física da igreja. Mostrar o rosto de Deus ao mundo, esse é sentido da celebração”, enfatiza Villarino.

 

Acervo pessoal

Fiéis voltam às ruas para celebrar Corpus Christi

Diácono Benedito Villarino da Paróquia Santo Agostinho de Iphona

O trabalho começa às 07 h da manhã na Praça do Rádio, localizada na avenida Afonso Pena, seguindo para a rua 14 de Julho e finalizando na Avenida Fernando Correa da Costa. No local terá um palco onde será feita a benção com o Santíssimo Sacramento. Às 15h00 será celebrada a Santa Missa campal, na Praça do Rádio.  

Para festejar ainda mais a certeza que Jesus Cristo nos deu “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a Vida eterna”, a Comunidade Católica Colo de Deus fará sua apresentação musical, encerrando a festa da Solenidade de Corpus Christi, na Av. Fernando Correa da Costa.

“Essa é a única vez do ano que o corpo de cristo vai para a rua, única vez que a missa é realizada fora da estrutura física da igreja. Mostrar o rosto de Deus ao mundo, esse é sentido da celebração”

 

Além disso, bispos, sacerdotes e diáconos visitarão hospitais, presídios e as Uneis (Unidades Socioeducativas), com o Santíssimo Sacramento.  
Para o Vander Luiz Casemiro que é coordenador de Pastoral da Arquidiocese, a expectativa é grande após dois anos sem a celebração presencial. “Fizemos a celebração, mas foi de uma forma restrita, dessa vez a expectativa é boa” completa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS