Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 22 de Maio de 2022, 12h:23

Confira dicas para decorar um apartamento alugado

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Com criatividade e elegância, a decoração do imóvel alugado terá sua marca pessoal

iStock

ColunaCasaEDecoração

A grande dificuldade em morar em imóveis alugados está no fato de deixá-los com as características do locatário, principalmente promover mudanças nos ambientes, que geram custos e até muitas vezes os proprietários não permitem, já que o local pode futuramente ser locado para outra pessoa, sem contar os problemas estruturais que podem ocorrer. Mas com criatividade e dicas de decoração de ambientes, os mesmos podem ter o estilo do morador e tornar-se uma moradia aconchegante e personalizada.

 

Para os proprietários, cuja intenção é manter de forma permanente a locação, a ideia para que não tenham que fazer reformas periodicamente é investir em uma base neutra tanto nas paredes como nos pisos, apostando principalmente em revestimentos resistentes e com cores neutras, para que o inquilino possa realizar a decoração que melhor lhe convier, até mesmo mudar as cores das paredes sem interferência na manutenção e na programação da entrega do mesmo no final do contrato. Pense em formas criativas de usar objetos que fazem parte da sua vida. Aí, valem coisas que você comprou durante viagens, alguma lembrança da infância, um presente de algum amigo querido e suas coleções. Se você gosta de comprar livros, por que não exibi-los em uma arrumação bacana na estante ou em algum outro móvel?

 

O novo morador também pode dispor de seus objetos pessoais, dispondo-os de formas criativas, como, por exemplo, a coleção de livros colocados em uma mesa auxiliar em um dos cantos da sala ou do quarto. A escolha do mobiliário deve ser bem definida, principalmente para que possa adaptar-se em outros espaços, quando for utilizá-los em outra casa ou apartamento; uma sugestão seria um sofá-cama, que, além de acomodar as pessoas sentadas, torna-se uma opção para acomodá-las para dormir.

 

Outra ideia é utilizar tapetes tanto para decorar e definir os ambientes como também proteger os pisos, uma vantagem muito interessante tanto para o inquilino como para o proprietário, visto que futuramente não precisará realizar a manutenção dos pisos; sem contar que o locatário pode dar seu toque especial na escolha dos tecidos e cores destes acessórios.

 

O uso de uma iluminação adequada pode garantir ambientes funcionais e aconchegantes; mesmo com novos pontos de energia, não existe a necessidade de quebrar as paredes para as instalações, basta a colocação de trilhos aparentes, que, além da praticidade, criam um charme especial nos ambientes, como, por exemplo, a colocação de spots direcionados para um local que quer valorizar, ou abajures de vários tamanhos, que, além da boa iluminação, têm a possibilidade de deslocá-los para outras áreas.

 

Enfim, até que o sonho de ter a sua casa própria chegue, é importante deixar o seu lar com a sua personalidade, mas para que este desejo seja realizado, procure o financiamento imobiliário, ou seja, uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras para utilizar principalmente na compra de um imóvel novo ou usado. E, é claro, com sua casa própria, você vai decorá-la com seu toque e estilo pessoal.