Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 10 de Maio de 2022, 15h:11

Festival América do Sul Pantanal acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio

Retorno acontece após dois anos devido a pandemia da covid-19

Enoque Trefzger
Capital News

Divulgação/ Chico Ribeiro/ Gov.MS

Festival América do Sul Pantanal acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio

Reinaldo  Azambuja durante lançamento do evento

Festival América do Sul Pantanal teve sua 16ª edição confirmada para os dias 26, 27, 28 e 29 de maio em Corumbá e Ladário, com atrações regionais, nacionais e internacionais. O movimento cultural retorna neste ano, após dois anos suspenso por conta da pandemia.

 

Um dos mais aguardados festivais, foi lançado nesta terça-feira (10) pelo governador Reinaldo Azambuja(PSDB) em solenidade na Governadoria, em Campo Grande. O evento de lançamento contou com apresentações musicais de Celito Espíndola, Lenilde Ramos e Fábio Kaida. 

 

“Este é o primeiro grande festival que teremos pós-pandemia, que representa a retomada dos grandes eventos no Estado. Não tenho dúvida que será um grande atrativo com uma extensa programação cultural que não é feita só de música. Tem teatro, circo, artesanato e muito mais, em uma pluralidade de atrações. São mais de R$6 milhões investidos pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura”, afirmou Reinaldo Azambuja.

 

Na solenidade, o secretário-adjunto da Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero, destacou que a produção do festival após dois anos representa a realização de um sonho adormecido do povo da fronteira. “É um festival internacional, de integração dos povos, da arte e da cultura. É um festival que mostra o coração do Pantanal para o Brasil e o mundo”, disse.

 

Já o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS ), Gustavo Castelo, o Cegonha, contou que esta será uma das maiores edições do Festival, com atividades em Corumbá e Ladário e também nas duas cidades bolivianas que estão na faixa de fronteira com Mato Grosso do Sul. "Vamos levar para Corumbá, Ladário, Porto Suarez e Porto Quijarro uma das maiores programações de todas as edições. São 118 atividades, 25 oficinas e atrações de mais de 11 áreas artísticas",afirmou.

 

Solenidade de lançamento lotou o auditório da Governadoria. Diversas autoridades do Estado, operadores da cultura e políticos participaram do evento. Ao discursar, o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes disse que a região pantaneira vive a expectativa da realização do evento. "É sempre uma alegria poder receber tudo aquilo que esse grande encontro cultural sul-americano promove e desfrutar de tanta linguagem artística que ele traz", falou. O deputado estadual Paulo Duarte, falando em nome da Assembleia, afirmou que o festival fortalece a cultura, que vai prevalecer, pois "um país sem cultura não tem história e perspectiva de futuro.