Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 26 de Março de 2022, 15h:48

O sol na Terra: fusão nuclear gera energia infinita? Entenda

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Cuidar do meio ambiente para não comprometer a geração de energia atual enquanto a fusão nuclear não é concretizada é um desafio para a humanidade

iStock

ColunaTecnologia

Uma das grandes preocupações mundiais é o aquecimento global, que cada vez mais avança em todo o planeta. Diante dessa ameaça, a busca por atitudes de preservação ambiental ecoa em todos os territórios, como a busca de novas fontes de geração de energia, como a  eólica e a solar, porém estas não suprem a necessidade da população mundial. Contar com a energia atômica é expor as pessoas a acidentes graves, sem contar a produção de lixo radioativo, então os cientistas buscam outras alternativas capazes de fornecer energia limpa, sem deixar a contaminação para o homem.

 

A fusão nuclear é o sonho para geração de muita energia, mas um processo muito difícil, por conta das condições diferentes do ambiente do sol e da Terra; dessa forma, os desafios tecnológicos nos laboratórios são enormes, porém constantes, tanto que um grupo de cientistas europeus conseguiu quebrar o recorde da quantidade de energia extraída no procedimento de fusão nuclear, com a produção de 59 megajoules de energia durante 5 segundos, o suficiente para aquecer uma banheira, além de provar a viabilidade da tecnologia e o avanço significativo dos estudos. Além da pesquisa ser minuciosa e lenta, os investimentos financeiros são baixos, por razões de segurança. Sem contar que o aquecimento global avança, e as ações devem ser imediatas, apesar de termos a tecnologia necessária para a geração de energias renováveis, que ainda não chegou a todas as pessoas.

 

Mas o que seria realmente essa fusão nuclear? A fusão é o processo contínuo do sol, responsável pelo calor e pela luz, sendo que, a cada segundo, bilhões de toneladas de átomos de hidrogênio chocam-se uns com os outros, condicionados à temperatura e à pressão extrema internamente. O grande benefício para a humanidade seria uma forma garantida de segurança ambiental, e além disso, foi a base da origem do universo (Big-Bang), então é indispensável para a continuidade da vida na Terra.

 

Enquanto essa tecnologia não chega à população, a opção é pagar a conta de energia e ficar atento ao e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), portal de serviços de comunicação entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil, que oferece a emissão do Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ. Com a vantagem de ser uma central de acesso online, tanto para a pessoa física, quanto jurídica, dispõe de dispositivos para consulta de diversos serviços financeiros, emissões de certidões e verificação de situação fiscal.