Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 26 de Março de 2022, 16h:46

Aposte em prateleiras abertas na reforma da cozinha

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Além de proporcionar uma reforma mais fácil e rápida, as prateleiras abertas são mais acessíveis e combinam com todos os estilos de decoração

iStock

ColunaCasaEDecoração

Quer mudar a decoração da sua cozinha sem gastar muito e mesmo assim deixá-la charmosa e aconchegante? Que tal apostar em prateleiras abertas? Além de ser uma reforma limpa, essa tendência é bem acessível, e combina com todos os estilos de decoração, trazendo uma sensação de amplitude e leveza ao ambiente.

As prateleiras, além de serem leves e economizarem espaço no ambiente, são muito práticas e funcionais, podendo facilitar as tarefas diárias. São ideais para armazenar diversos itens e utensílios de uso cotidiano, como temperos, mantimentos, louças ou mesmo aqueles livros de receita que são seu curinga na hora das refeições.

Mas, caso você não queira usar apenas para praticidade, que tal utilizar essa nova funcionalidade para deixar a sua decoração mais aconchegante, exibindo quadros ou vasos de plantas, ou ainda aquela coleção maravilhosa de canecas? Veja algumas dicas de como utilizar esse espaço que vai deixar a sua cozinha muito mais elegante e bonita.

1. Combine com a sua decoração: as prateleiras podem ser de cimento, madeira ou metal. Que tal combinar com o seu estilo de decoração? Caso seja uma decoração mais industrial, apostar em prateleiras e nichos de metal preto pode dar um ar moderno e poderoso, por exemplo.

2. Escolha os itens que quer mostrar: tenha um objetivo para as suas prateleiras. Elas serão mais funcionais ou decorativas? Que tal apostar em potes de mantimentos e temperos bem bonitos e transparentes para exibir os alimentos contidos nele? Ou combinar as cores dos vasos com a sua paleta de cores. Também pode exibir aquela sua coleção de canecas que vive escondida no armário, bem como aquelas louças maravilhosas que você escolheu com tanto carinho. Tenha um objetivo e abuse da criatividade.

3. Crie várias composições: prateleiras horizontais ou nichos; combine os materiais e as cores. Abuse da versatilidade desse item na sua cozinha. Caso você queira ter mais confiança do tamanho adequado de largura e comprimento, e a diferença da altura entre as prateleiras, é importante ter um paquímetro ou uma trena em mãos, para não errar na hora da compra.

4. Limpeza: como toda escolha tem as suas vantagens e desvantagens, esse tipo de prateleira necessita de uma manutenção com mais frequência que os armários fechados, principalmente se você cozinha todos os dias. Mas nada tão exagerado, bastando um pano úmido com um pouco de detergente para realizar a limpeza.

5. Mantenha sempre organizado: além da limpeza com maior frequência, é importante que você mantenha esse ambiente organizado, visto que é um local que estará sempre à vista, para manter a elegância e a leveza da sua cozinha; mantenha sempre os objetos em seus devidos lugares, pois nada pior que uma cozinha que dá sempre a sensação de desorganização.