Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Tecnologia Sábado, 19 de Fevereiro de 2022, 15:54 - A | A

Sábado, 19 de Fevereiro de 2022, 15h:54 - A | A

Coluna Tecnologia

Mercado imobiliário: saiba como novas tecnologias estão mudando o setor

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Desafios impostos pela pandemia obrigaram o mercado imobiliário a se reinventar dentro de canais virtuais e tecnologias já utilizadas em outros setores

iStock

ColunaTecnologia

Pouquíssimos setores do mercado seguiram tão imutáveis ao longo do tempo quanto o imobiliário; afinal, nunca houve necessidade de mudar os métodos tradicionais já consolidados. Bastava entrar em contato com um corretor e marcar as visitas para tudo se desenrolar de forma simples e prática para ambos os lados, mas com a chegada da pandemia, pela primeira vez, o mercado se viu forçado a se adaptar a uma nova realidade para continuar operando.


Com o isolamento social e as pessoas passando a maior parte do seu tempo em casa, o mercado imobiliário se viu obrigado a explorar novas tecnologias para manter as vendas. De 2020 para cá, houve uma queda considerável nas taxas de juros, então esse acabou se tornando o momento perfeito para comprar imóveis, e as imobiliárias precisavam dar uma repaginada em sua operação para garantir o atendimento à alta demanda do público.


De todas as mudanças, a principal está ligada a um atendimento 100% online, uma forma mais segura e prática de desenrolar o processo. Isso vai além do contato entre corretor e cliente, mas também inclui toda uma visita virtual ao espaço, seja por uma diversidade de fotos ou até mesmo em reconstruções tridimensionais, criadas em softwares especializados. Os clientes conseguiam conhecer o local sem estar lá fisicamente, o que consequentemente tornou tudo mais rápido e satisfatório para ambos os lados.


Outro recurso que também está crescendo bastante neste mercado é o uso de realidade virtual. O que anteriormente era apresentado com maquetes, plantas e outras formas de representação, hoje já está disponível de forma totalmente fiel no ambiente virtual. Com a ajuda de um óculos de RV, os compradores podem explorar livremente todo o ambiente – que, muitas vezes, ainda nem saiu do papel – como se estivessem lá, dando todo um panorama geral de como ficará o resultado final.


Além de todos esses recursos, nunca foi tão simples comprar um imóvel virtualmente! Fora os meios tradicionais que foram adaptados para um atendimento virtual, ainda existem outras alternativas como o leilão online, que permite a qualquer pessoa participar de um leilão de casas e apartamentos sem sair de casa, muitas vezes conseguindo preços bem abaixo do mercado.


A tendência é que essas mudanças sejam permanentes e continuem sendo aprimoradas com o passar do tempo; afinal, hoje vivemos em uma realidade diferente, onde o virtual acaba se fazendo mais presente que o presencial, então é necessário que todo o mercado siga se adaptando e se reinventando de acordo com esse novo normal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS