Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 30 de Janeiro de 2022, 12h:23

Vai morar sozinho? Aprenda a armazenar alimentos de forma correta na geladeira

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Saber guardar os alimentos na geladeira de forma correta é fundamental para evitar desperdícios e problemas de saúde

iStock

ColunaCasaEDecoração

Morar sozinho envolve uma série de questões que vão muito além de cozinhar sua própria comida. Muita gente não sabe, mas existe até uma forma correta de se guardar os alimentos dentro da geladeira! Quando não seguimos essas regrinhas, eles não são conservados adequadamente, estragam mais rápido e podem até nos causar uma contaminação. Por isso, se você pretende morar sozinho ou já está morando, fique atento às seguintes dicas.


A primeira coisa que devemos saber é para que serve cada prateleira da geladeira. Existe um jeito certo de distribuir os alimentos de acordo com a prateleira, pois as superiores recebem mais refrigeração e as inferiores, menos. O ideal é deixar leite e derivados na prateleira mais alta, legumes e alimentos naturais nas inferiores, bebidas e temperos na porta e, por fim, carnes e outros alimentos mais perecíveis no freezer.


Ao colocar restos de refeições na geladeira, nunca coloque diretamente na panela, pois o alumínio pode contaminar o alimento e trazer consequências graves para a saúde em longo prazo. Sempre despeje o que sobrou em recipientes de plástico sem BPA, que podem ser completamente selados com tampa. Evitar que entre ar dentro do recipiente também é muito importante para evitar contaminações na comida.


Outro ponto importante para se ficar atento é a validade dos alimentos. O fato de estarem congelados ou guardados na geladeira não os impede de estragar com o passar do tempo, então atenção à validade de cada um. Refeições prontas duram, em média, três dias, enquanto carnes podem durar de dois a três, no máximo. Frutas, legumes e verduras têm cerca de uma semana para serem consumidos, enquanto leite e derivados, quando abertos, devem ser consumidos em, no máximo, quatro dias.


Para quem usa suplementos como o picolinato de cromo, por exemplo, o ideal é guardar em ambientes frescos e secos. Guardar um pote de suplemento na geladeira pode criar uma umidade mínima no interior do recipiente, fazendo com que eles estraguem mais rápido, até antes de seu prazo de validade. Sendo assim, evite guardá-los em lugares fechados e escolha um ponto bem fresco da casa, onde não há risco de criar umidade no pote.


Por último, e não menos importante, manter a higienização da geladeira sempre em dia também é essencial para evitar a contaminação dos alimentos, então não se esqueça de limpar seu interior regularmente.