CapitalNews

Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2022, 18h:36

Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior oferta de serviços digitais

Expectativa do governo é tornar os serviços públicos 100% digital

Elaine Silva
Capital News

Arquiv/Portal MS

MS Digital

MS Digital

Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior oferta de serviços digitais. A expectativa do governo do Estado é tornar os serviços públicos 100% digital. A pandemia fez acelerar os projetos de automação dos serviços à população, mas desde 2019 o Governo do Estado já estava executando um plano de digitalização no âmbito da política de desburocratização, segundo o Coordenador da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), Sandro Chacha. Em ofício encaminhado à SGI, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) destaca o “alto desempenho do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no Índice de Oferta de Serviços Digitais Públicos” em 2021. 

 

Entre os estados melhor ranqueados, MS é o 5º no índice de crescimento da oferta de serviços na comparação dos anos de 2020 e 2021. “O desempenho é fruto da ação estratégica do Governo e do trabalho da SGI e seus clientes em um esforço conjunto para assegurar a disponibilização de serviços digitais à população”, destaca o coordenador da SGI.

 

Mato Grosso do Sul dispõe de mais de 80 serviços que podem ser acessados por meio de dispositivos digitais. O aplicativo MS DIGITAL é utilizado por 60 mil pessoas para busca de informações sobre as diversas áreas do governo. Cerca de 27 mil pessoas acessam os serviços digitais por dia. 

Chico Ribeiro/Portal MS

Mato Grosso do Sul impulsiona vagas de emprego na construção civil

Governador Reinaldo Azambuja

 

Antes da digitalização, todo trabalho exigia a mobilização de vários servidores e diversos suportes estruturais. A automação reduziu custos e tempo. Sem as dificuldades operacionais, a qualidade da merenda também melhorou. Atualmente são 205 mil estudantes matriculados em 347 escolas da Rede Estadual de Ensino (58 na área rural). A perspectiva é de até o fim de 2022 assegurar acesso em formato digital a todos os serviços públicos. Os recursos para a digitalização são do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal, alocados junto ao BID (Banco Internacional de Desenvolvimento). “A transformação digital no setor público reduz a burocracia, aumenta a transparência e otimiza o atendimento à população”, ressalta o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

 

Eis alguns dos principais serviços disponibilizados pelo Governo do Estado na versão digital:

Carteira de Vacinação, Carteira do SUS, Carteira Funcional dos Servidores Estaduais, Carteira de Pescador Amador, Carteira Estudantil, Detran Mobile (consulta de multa e débitos de veículo, CNH Digital), denúncia ao Procon, BO Online, e-OUV, Matricula Digital, GuiAgems, Alerta de desastres por SMS, Resenha Virtual, Mira – Aplicativo de presença escolar, Jucems Digital, Newsletter e Rodovia Viva PMR MS.

 


Fonte: CapitalNews

Visite o website: wwww.capitalnews.com.br