Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Educação e Carreira Segunda-feira, 03 de Janeiro de 2022, 14:57 - A | A

Segunda-feira, 03 de Janeiro de 2022, 14h:57 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Dicas de recrutamento para melhorar a experiência do candidato

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Criar melhor experiência de recrutamento favorece descoberta e conquista de novos talentos

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Nos últimos anos houve um crescimento significativo no nível do desemprego do país, principalmente durante a pandemia. Com a perspectiva de uma retomada do crescimento, muitas empresas buscam novos talentos para integrar seu quadro de colaboradores, visando mais eficiência, inovação e visão de futuro.

Pensando nisso, vagas de emprego em SP, no RJ e em outras grandes capitais já vêm incorporando um conceito bastante interessante para descobrir e conquistar os melhores perfis para ocupar essas posições: a ideia de experiência do funcionário – Employee Experience – e experiência do candidato – Candidate Experience.

Esses conceitos consistem em levar em consideração toda a pressão que o recrutamento envolve. Afinal, trata-se de uma tarefa bastante delicada, que normalmente envolve expectativas e sonhos de muitas pessoas, principalmente em um momento de dificuldades sociais e econômicas.

Criar uma experiência positiva, que permite ao candidato se sentir acolhido em um processo seletivo, pode motivá-lo a mostrar seus verdadeiros talentos e habilidades. Ao conseguir relaxar e deixar o nervosismo de lado, o desempenho em uma entrevista ou em outras etapas da seleção pode ser ainda melhor.

Veja algumas dicas para melhorar a experiência dos candidatos que desejam concorrer a uma vaga em sua empresa.

Melhore a página de vagas
Um dos primeiros contatos que o candidato tem com o processo seletivo é a partir do anúncio da vaga. Por isso, a página em que a vaga é anunciada também deve transmitir os valores da empresa e ser de fácil acesso. Quanto mais informações e mais clareza houver, mais chances de os candidatos que realmente se identificam com aquela carreira se inscreverem.

Planeje as etapas do recrutamento
Pense em etapas do recrutamento que fazem sentido com aquilo que você busca. De entrevistas a provas de habilidades técnicas e soft skills, tudo isso deve ser organizado para não ser algo maçante e que gera desmotivação ao candidato, permitindo que ele dê 100% de si em todos os momentos.

Mantenha uma boa comunicação
Manter contato com os candidatos, esclarecendo dúvidas e comunicando sobre as etapas e os procedimentos, também transmite maior confiança. A transparência é algo bastante valorizado, tornando o processo seletivo uma experiência mais positiva.

Ofereça feedback
Seja para quem foi escolhido ou para quem não conseguiu a vaga, ofereça feedbacks para que o processo seletivo seja visto como uma oportunidade de aprender e melhorar as habilidades.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS