Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Reportagem Especial Segunda-feira, 15 de Novembro de 2021, 09:53 - A | A

Segunda-feira, 15 de Novembro de 2021, 09h:53 - A | A

Feriado Nacional

Brasil comemora 132 anos da Proclamação da República

Marechal Deodoro, governou o país por pouco mais de 10 meses

Elaine Silva e Silvio Ferreira
Capital News

 

Reprodução

Marechal Deodoro da Fonseca

Marechal Deodoro da Fonseca

Nesta segunda-feira (15), a Proclamação da República completa 132 anos. No dia 15 de novembro de 1989, um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, por meio de um golpe, destituiu o imperador Dom Pedro II e assumiu o poder instaurando no Brasil, o modelo de governo de república federativa presidencialista. 

 

Da Proclamação da Independência em 1822 e até a Proclamação da República, em 1889 a  monarquia foi enfraquecida, em meio a uma série de mudanças econômicas, políticas e sociais e em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca declarou o fim do período imperial.

 

 

Naquele dia se formou um governo provisório e o marechal Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente da história do Brasil. O evento ocorreu naquela que posteriormente seria denominada, “Praça da Aclamação”, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do incipiente Império do Brasil, que havia sido criado por Dom Pedro I, em 1822. Dom Pedro II retornou para Portugal.

 

Com a Proclamação da República, o  Brasil se tornou um Estado laico, que adotou o presidencialismo como sistema de governo, com poder descentralizado, o federalismo. O sistema eleitoral foi estabelecido, mas exclusivamente pelo voto masculino para cidadãos com mais de 21 anos.

Uma nova Constituição no ano de 1889.

Reprodução

Dom Pedro II

Dom Pedro II

 

A década de 1890 ficou marcada por ser um período de disputa entre republicanos e monarquistas e ainda entre os partidários de Deodoro da Fonseca, os deodoristas, e os de Floriano Peixoto, os florianistas.

 

O primeiro presidente da República, o próprio Marechal Deodoro, governou o país por pouco mais de 10 meses, de janeiro a novembro de 1891.

 

De lá para cá, o Brasil já a chefia de governo e de Estado no país já foi exercida por presidentes eleitos ou por juntas militares provisórias, mas sempre sob o regime presidencialista. 

Atualmente o Brasil é presidido por Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) o 38º Presidente a comandar o País desde a Proclamação da República.

Brasil comemora 132 anos da Proclamação da República

"Proclamação da República", 1893, óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927).  (Reprodução/Pinacoteca de São Paulo)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS