Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 14 de Novembro de 2021, 12h:23

Confira carreiras que exploram o avanço da tecnologia no mercado de trabalho

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Setor de tecnologia superou dificuldades causadas pela pandemia e continua em ascensão

iStock

ColunaTecnologia

Com salários altos, trabalho remoto e um mercado cada vez mais promissor, o setor de tecnologia foi um dos poucos que conseguiu se sobressair a todos os desafios impostos pela pandemia do Covid-19 e continua em constante evolução. Com os avanços tecnológicos cada vez mais integrados em nossas vidas, é de se esperar que as oportunidades de trabalho também aumentem, e a vantagem é que estamos falando de um mercado muito vasto, que pode ser explorado por uma grande variedade de carreiras.


Começando pelas profissões mais tradicionais do setor, atualmente, as carreiras em TI estão sendo uma das mais valorizadas do mercado, o que inclusive está incentivando mais mulheres a buscarem especializações na área. De acordo com o Banco Nacional de Emprego, 2021 registrou um aumento de 22% na quantidade de mulheres buscando emprego em Tecnologia da Informação, então é um mercado emergente para todos.


De acordo com especialistas, o setor de TI apresenta mais vagas do que profissionais qualificados disponíveis, então certamente é necessário que mais pessoas se interessem pela área e busquem as qualificações necessárias para suprir essa demanda, que só tende a aumentar. É claro que, quanto maior a procura, mais vantajosas serão as vagas, então é por isso que atualmente os salários de TI estão cada vez mais altos, e a maioria ainda conta com o benefício de trabalhar remotamente, em regime home office.


Outro caminho interessante a ser explorado dentro desse segmento é o ecommerce. A pandemia mudou os hábitos de consumo de milhões de pessoas e o isolamento social fez do e-commerce o principal lugar de compras para todos. Nunca houve momento melhor para se abrir uma loja virtual com preços competitivos, independentemente da mercadoria que for vendida. O e-commerce também colabora com outras funções essenciais do setor, pois toda loja precisa de um site e de um marketing virtual atraente para seus clientes, então isso abre novas oportunidades para programadores, desenvolvedores, designers e analistas de BI (Business Intelligence).


Oportunidades em cargos públicos também não faltam. Um exemplo é o concurso JUCEPA (Junta Comercial do Estado do Pará), que abrirá vagas para Técnico de Informática do Registro Mercantil. As inscrições já foram encerradas e a prova está marcada para dezembro; quem deseja ingressar na área precisa se atentar a novos editais que forem lançados no futuro para se preparar adequadamente para o processo.