Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021, 08h:07

Força-tarefa trabalha para auxiliar municípios e restabelecer energia elétrica

Reinaldo Azambuja acredita que até o final desta terça-feira (19) os problemas sejam resolvidos

Marina Romualdo
Capital News

Chico Ribeiro/Portal MS

Força-tarefa trabalha para auxiliar municípios e restabelecer energia elétrica

Reunião foi realizada na segunda-feira (19)

 

Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) criou um grupo de trabalho na segunda-feira (18) e cedeu aeronaves da Casa Militar para realizar o mapeamento das áreas rurais em que postes desabaram. Na última sexta-feira (15) Mato Grosso do Sul foi atingido por ventos de mais de 100 quilômetros por hora que causaram grandes estragos para população. 

 

Além disso, o fornecimento da energia elétrica foi afetada no Estado. Na reunião, estava presente também o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro. Reinaldo pediu rapidez nas açoes para apoiar as prefeituras na recuperação dos estragos e para restabelecer o fornecimento de energia. 

 

Segundo o governador, a equipe está com uma força tarefa de 24 horas apoiando para o restabelecimento da vida normal por conta de um grande vendaval e, principalmente, a destruição de redes de energia elétrica. "Acredito que até amanhã (19) teremos 100% da energia elétrica restabelecida na área urbana. Na área rural, demanda mais um tempo porque tem muitas redes que caíram, vários postes, e nós estamos apoiando com a equipe da Casa Militar, com nossos aviões, para identificar e restabelecer vida normal também nos assentamentos, nas propriedades rurais". 

 

Com intuito de apoiar os municípios, o Governo de Mato Grosso do Sul está preparando convênios com as prefeituras para compra de telhas e outros materiais e aguarda a publicação dos decretos de situação de emergência. 

 

O coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-Coronel Fábio Santos Catarineli, que também participou da reunião relatou que as cidades: Itaquiraí, Amambai, Dourados, Sidrolândia e Japorã estão entre os municípios mais prejudicados pelo temporal. 

 

“Essa ventania acabou ocasionando vários danos, principalmente a queda de árvores, que acaba derrubando postes e a fiação, interrupção de energia elétrica, vários locais com interrupção de vias. A maioria desses danos foram atendidos pelas forças locais, sejam Corpo de Bombeiros Militar, seja prefeitura por meio das suas respectivas secretarias de infraestrutura. Tivemos muitas casas destelhadas, que demandam de uma resposta do poder público. Mais de 20 municípios foram afetados pelo desastre”, discorreu Fábio. 

 

Na data, Marcelo Monteiro afirmou que a empres trouxe funcionários de oito estados para trabalhar no restabelecimento do fornecimento. “Estamos com uma força-tarefa muito grande para restabelecer a energia elétrica em todos os lugares. Trabalhamos com o contingente máximo. Hoje, não temos nenhuma cidade em Mato Grosso do Sul desabastecida. O serviço mais complexo já foi feito. Até amanhã (19) à noite o fornecimento em toda a parte urbana vai estar restabelecida. Na área rural, estamos priorizando as produções de frango, porco e leite”, declarou.

 

Entre os nomes citados, estavam presentes também os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Flávio César (Governo  e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).