Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura Sábado, 19 de Junho de 2021, 11:52 - A | A

Sábado, 19 de Junho de 2021, 11h:52 - A | A

Coluna Cultura

Amendoim: o convidado especial da sua festa junina

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Pratos feitos com este ingrediente têm um toque especial

iStock/Divulgação

ColunaCultura

A festa junina é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros. Além do clima frio, não tem nada melhor do que desfrutar de boas companhias em volta da fogueira, uma roda de viola, um bom quentão, doce de abóbora, bolo de milho, canjica, vinho quente, arroz doce, doce de batata-doce, pipoca doce e salgada, pinhão, cuscuz, tapioca, além de pratos clássicos e muito simples de serem feitos, como paçoca e pé de moleque.


São pratos deliciosos de serem preparados, e, para quem tem restrições alimentares ou segue dietas com baixo nível de açúcar, eles podem ser adaptados de modo fit para todos aproveitarem esse momento tão especial que é o clima da festa junina.


O pé de moleque pode ser feito com açúcar mascavo, melaço de cana e mel em sua receita, com um toque de noz-pecã, água quente e levar ao fogo até formar uma calda e acrescentar o ingrediente principal: o amendoim. Após algum tempo mexendo a panela, essa mistura pode ser despejada em uma  forma. Logo, já temos um prato delicioso para saborear e com baixo nível de açúcar. A paçoca também ganha uma versão substituindo o açúcar branco pelo adoçante culinário em seu preparo.


O ingrediente principal para o preparo dessas receitas, como a paçoca e o pé de moleque, é o amendoim, que tem muitos pontos benéficos à saúde do ser humano. Apesar de as pessoas questionarem sobre os alimentos da família das oleaginosas, elas são ricas em fibras solúveis e proteínas para o corpo.  


O amendoim é pequeno em tamanho mas grande em nutrientes, como complexo B e vitamina E. Ele ajuda na prevenção de doenças degenerativas, como a do envelhecimento precoce, reduz riscos de doenças cardiovasculares – estudos comprovam o auxílio no controle de níveis do colesterol –, reforça o sistema imunológico, ajuda na saúde dos ossos e, além de todos esses benefícios, reduz o risco de diabetes.


Podemos ver a grandeza desse grão, que é um dos mais produzidos no mundo e principalmente na América do Sul, onde são produzidos aproximadamente 31 milhões de toneladas por ano. O Brasil é um dos grandes produtores, tendo em média uma produção anual de 300 mil toneladas.


As pessoas podem questionar se o amendoim engorda, mas, na verdade, como muitos outros alimentos, tudo depende da quantidade ingerida. O que devemos associar ao consumo desse alimento com datas comemorativas é que o amendoim, como foi citado acima, tem muitos valores nutricionais, mas para tudo deve haver equilíbrio.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS