Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 14 de Junho de 2021, 18h:57

Covid-19: Janssen adia entrega de 3 milhões de vacinas para o Brasil

Ministério da Saúde acredita que remessa ainda deve chegar essa semana

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

Vacina da Astrazeneca é distribuída em Mato Grosso do Sul

Vacinas contra a covid-19

Farmacêutica Janssen adiou a entrega de um novo lote de 3 milhões de doses de imunizantes para o combate à covid-19 que chegaria ao Brasil nesta terça-feira (15).

Ministério da Saúde disse que a entrega das 3 milhões de doses deve ocorrer nesta semana. A pasta afirmou que a empresa não explicou os motivos ou quando o lote será enviado. De acordo com a Agência Brasil, o lote consistia em um adiantamento anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no fim-de-semana. Elas possuem validade até o dia 27 de junho.

Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems), recebeu a resposta do Ministério da Saúde a respeito da solicitação de mais doses da vacina Janssen ao estado. Conforme o Cosems, após reunião com a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), e o Ministério da Saúde, foi acordado que MS receberá 5% do primeiro lote, o que corresponde a 150 mil doses da vacina. Inicialmente foi anunciado que o estado receberia 38 mil doses.

Com o adiamento da entrega que ocorreria nesta segunda-feira, o desafio de garantia da logística e aplicação do imunizante fica mais complexo. No cronograma original, com a chegada amanhã, a previsão era que demorasse dois dias para começar a distribuir as doses aos estados.