Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 11 de Junho de 2021, 09h:35

Dourados tem novo secretário de Saúde no pior momento da pandemia

Médico Wladson Lucena ocupa lugar do enfermeiro Edvan Marques, agora assessor direto do Prefeito

Rogério Vidmantas
Capital News

Assecom

Alan Guedes

Secretário Waldno Lucena, entre o prefeito Alan Guedes e o agora assessor Edvan Marques

A cidade de Dourados vive seu pior momento na pandemia da Covid-19, com recordes de infectados diários, óbitos e falta de leitos, principalmente de UTI. No meio deste furacão, o prefeito Alan Guedes anuncia a troca de comando na Secretaria de Saúde. O médico Waldno Pereira de Lucena Júnior, 43 anos, é o novo titular da pasta. Ele substitui o enfermeiro Edvan Marcelo Marques, que ocupou o cargo interinamente e que agora passa a assessorar, de forma direta, o prefeito Alan Guedes nas questões ligadas ao enfrentamento da pandemia em Dourados, entre elas, a vacinação.

 

O novo secretário é formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialista em medicina da família e comunidade. O médico atua no curso de Medicina da UFGD Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) como docente e trabalha na secretaria de Saúde de Dourados há 18 anos, 16 dos quais somente no posto de saúde do distrito da Vila Vargas. Atualmente, ocupava o cargo de gerente do departamento de atenção primária da secretaria de Saúde. Nascido em Corumbá, ele vive em Dourados desde os 12 anos de idade. É casado e tem três filhos. 

 

Números 

 

O desafio do secretário é grande. Dourados está no fim de um período de 15 dias de um distanciamento social mais severo, com serviços não essenciais impedidos de funcionar e restrições no deslocamento de pessoas. Apesar disso, os números ainda se mantém altos, com sequencias de recordes nas infecções diárias no último fim de semana, chegando a 342 na última quarta-feira (9). Nesta quinta (10) foram 127 novos casos. Segundo boletim do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, Dourados registrou 556 mortes causadas pela doença.