Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 23 de Maio de 2021, 11h:57

Compras por reconhecimento facial devem aumentar em 120% até 2025, revela estudo

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Tecnologia acompanha crescimento no número de usuários que fazem compras pelo celular

iStock

ColunaTecnologia

Novas tecnologias relacionadas a compras online têm aparecido todos os dias, acompanhando um movimento que foi impulsionado pela pandemia do novo coronavírus. A praticidade de poder comprar todos os tipos de produtos sem sair de casa já faz parte da vida de muitas pessoas e promete seguir em alta, mesmo com a reabertura de lojas e estabelecimentos variados.

Ainda mais fácil do que fazer as compras online pelo computador é usar o celular como ferramenta para efetuar a transação. Segundo pesquisa sobre m-Commerce e m-Payment, feita pela Panorama Mobile Time/Opinion Box,  em agosto de 2020, em apenas seis meses, o número de brasileiros que realizaram compras ou pagamentos via celular aumentou de 85% para 91% entre aqueles que acessam a internet pelo aparelho.

Por conta do aumento no número, novas tecnologias têm sido desenvolvidas para tornar a experiência do cliente mais agradável e incentivar a compra. O reconhecimento facial é uma dessas novidades e que promete se tornar cada vez mais popular entre usuários, como mostra outra pesquisa, realizada pela Juniper Research. Segundo o estudo, o uso de tecnologias de reconhecimento facial deve aumentar em 120% até o ano de 2025, devendo  ultrapassar 1,4 bilhão de usuários ao redor do mundo.

A tecnologia, além de ser usada para desbloquear o smartphone, pode começar a aparecer cada vez mais frequentemente para a autenticação de pagamentos digitais, permitindo o acesso à carteira digital e até tirando a necessidade de que os dados do cartão sejam digitados toda vez que uma compra for feita. O estudo destaca, entretanto, a importância de garantir a segurança das transações, para evitar fraudes online e roubos de dados.

Apesar de muitas pessoas logo lembrarem do iPhone como opção que conta com reconhecimento facial, outras marcas também já começaram a introduzir a tecnologia em seus modelos, como OnePlus, LG e Samsung.

O uso das redes sociais nas vendas por smartphone
O uso das redes sociais como vitrine e até como plataforma para a compra pode ser considerado um dos fatores para a popularização das vendas pelo celular. A possibilidade de conferir o feed da loja, checar a opinião de quem já adquiriu o produto ou serviço, olhar o catálogo e efetuar a comprar, sem precisar mudar de plataforma ou aplicativo, torna a experiência muito mais dinâmica e tranquila para o usuário.

Além disso, redes sociais e aplicativos de conversa colaboram para aproximar o público da marca, permitindo um contato direto. Atualmente, as empresas utilizam o celular como canal para todas as etapas do atendimento ao cliente, por meio de recursos como SMS, RCS e mensagens por aplicativos como WhatsApp e Telegram.

Com a introdução de novas tecnologias como o reconhecimento facial no processo de autenticação, opção de pagamento dentro dos próprios aplicativos e outros benefícios, é de se esperar que o número de consumidores usando o celular como ferramenta para fazer compras cresça cada vez mais.