Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 16 de Maio de 2021, 11h:07

STJ autoriza mãe retirar nome de anticoncepcional dado à filha pelo pai

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Ilustração Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Por achar que mãe engravidou de propósito, pai registrou filha como Diane

A 3ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a mudança de nome de uma menina, que hoje tem 4 anos, registrada pelo pai como "Diane", por achar que a mãe deixou de tomar o anticoncepcional que tem este nome com intenção de engravidar. Inicialmente, a mãe ingressou na Justiça depois de tentar sem sucesso alterar o nome em cartório, "a fim de evitar que a criança possa saber os motivos pelo qual seu pai deu a ela o nome do remédio, e passe por situações vexatórias". O pedido foi negado na primeira e segunda instâncias e a Defensoria Pública levou o caso ao STJ.

O defensor público Rafael Rocha Paiva Cruz apontou que o pedido da mulher tem respaldo na Constituição Federal, na lei de registros públicos (6.015/73), no Código Civil e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garantem proteção legal contra ameaça ou lesão a direitos de personalidade; direito ao nome, incluindo prenome e sobrenome; proteção do nome contra desprezo público, proteção aos direitos fundamentais das crianças, com absoluta prioridade; e respeito à dignidade e preservação da imagem e identidade das crianças.

"A decisão permite que casos semelhantes sejam revisados, uma vez que é comum o pai registrar o filho com nome diferente do combinado com a mãe da criança, como uma homenagem a um ídolo de futebol, por exemplo. Nesse sentido, essa decisão traz uma inovação muito importante", comemorou o defensor. (Com Migalhas jurídicas)

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG