Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Moda e Beleza Domingo, 02 de Maio de 2021, 11:58 - A | A

Domingo, 02 de Maio de 2021, 11h:58 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Moda minimalista aposta no consumo consciente

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Onda agora é focar em poucas peças duradouras e investir em um armário cápsula versátil

iStock

ColunaModaEBeleza

O minimalismo surgiu como tendência em várias áreas – desde a decoração até a moda. Em uma contracorrente de excesso e consumismo exacerbado, o minimalismo se apresenta como opção para um mundo mais sustentável. Muitas pessoas reavaliaram a maneira como consomem e se vestem. O “menos é mais” nunca esteve tão em voga. É o momento de investir no consumo consciente.


Os estilistas passaram também a se adequar ao momento, com investimento em peças mais sustentáveis e versáteis. O minimalismo investe no atemporal, com peças que podem ser usadas independentemente de sua época. Ganham espaços as peças básicas e neutras e saem de cena as de moda meramente passageiras.


Vale investir em peças sem estampa e cortes clássicos que duram anos e anos, sem perder a vitalidade. Ao invés da fast fashion, agora a onda é a slow fashion. É importante investir na qualidade e durabilidade, e não na quantidade de peças quase que descartáveis. O consumo consciente guia os minimalistas.


Os looks monocromáticos estão em alta. Dá para investir em sobreposições e acessórios para levar algum volume à composição. As peças de cor preta ou branca são as mais fáceis de combinar. No entanto, vale qualquer cor para montar um estilo único dos pés à cabeça.


Outro conceito que é tendência é o armário cápsula, que comporta peças essenciais e versáteis que podem combinar entre si. Assim, um número limitado de peças pode produzir numerosos looks. É importante ter peças que atravessem as estações do ano. Com peças úteis e de grande uso, fica mais fácil escolher uma composição e até mesmo manter o guarda-roupa em ordem.


Para as mulheres, é interessante ter vestidos simples lisos e de cores neutras. Acessórios discretos podem também compor o look. Os cortes retos cabem em qualquer guarda-roupa minimalista, bem como as estampas clássicas, que nunca saem de moda, como o xadrez e o listrado.


Já para os rapazes também vale investir em peças práticas e funcionais. O ideal é ter calças jeans e de cor, assim como bermudas sóbrias para a parte de baixo. Camisetas despojadas podem compor o look. As camisas lisas também podem agregar ao guarda-roupa, além de casacos básicos e acessórios como chapéus e relógios. Os calçados podem ser práticos como sapatos sociais, dependendo do look.


O minimalismo veio para ficar, e o importante é ter consciência do que se leva para o armário, que pode incluir também peças de uso para a casa, como um jogo de lençol e fronhas de travesseiros e almofadas, por exemplo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS