Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021, 09h:03

Fraude em concurso público da UFMS é alvo da Polícia Federal

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em Campo Grande

Elaine Silva
Capital News

Anderson Ramos/Capital News

Polícia Federal

Polícia Federal

Polícia Federal deflagrou a Operação Aletheia, na qual foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Campo Grande, nesta manhã de sexta-feira (16). A ação é contra fraude em um concurso público e atende a decisão proferida pelo Juízo da 5.ª Vara Federal de Campo Grande e manifestação do Ministério Público Federal.

Operação tem a participação de 16 policiais federais. De acordo com a Polícia Federal, a investigação em andamento na Superintendência Regional de Campo Grande, colheu-se elementos informativos apontando a prática do crime de fraude em concurso público, previsto no art. 311-A do Código Penal, cuja prova foi realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) e contemplou ingresso em carreira do cargo de técnico em educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). 

 

Em nota UFMS afirmou que está a disposição e esclarece que "caso seja comprovada fraude, fará apuração de toda e qualquer irregularidade". A Fapec também esclareceu que a operação foi deflagrada após a fundação realizar denúncia sobre a possível irregularidade. “Diante de possíveis irregularidades no concurso, instaurou de imediato procedimento interno encaminhando toda documentação à Polícia Federal. Esclarece ainda que tomou tais providências para manter a segurança, transparência e lisura de todos os certames realizados", diz a nota.

Nome
O nome da operação, Aletheia, faz referência a uma expressão grega que significa a busca da verdade.


Confíra na íntegra o posicionamento da UFMS:

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aguarda os desdobramentos da investigação da Polícia Federal (PF) na Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Cultura (Fapec) e está à disposição da PF. Caso seja comprovada fraude, fará apuração de toda e qualquer irregularidade.

 

Confira a nota na íntegra da Fapec:

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) informa que a Operação Aletheia, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, 16 de abril de 2021, com o intuito de investigar possível fraude no Concurso Público para a carreira de técnico-administrativo em Educação/2019 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorreu a partir de denúncia feita pela própria Fundação.  

A Fapec, diante de possíveis irregularidades no concurso, instaurou de imediato procedimento interno encaminhando toda documentação à Polícia Federal. Esclarece ainda que tomou tais providências para manter a segurança, transparência e lisura de todos os certames realizados.

 

(Matéria atualizada às 14h11 para acréscimo de informação)