Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 13 de Abril de 2021, 18h:05

Cachorro em situação de maus tratos é resgatado por policiais civis

Ação teve o apoio do Centro de Controle de Zoonoses da Capital

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/PCMS

Cachorro em situação de maus tratos é resgatado por policiais civis

Animal foi resgatado e encaminhado ao CCZ

Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat), com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou, nesta segunda-feira (12), o resgate de um cachorro em situação de maus-tratos.

Caso aconteceu no bairro Jardim Centro Oeste, onde identificaram o animal, de aproximadamente 1 ano e 3 meses, não castrado, nas cores preta e caramelo, porte médio, chamado Joe. Ele se encontrava amarrado por corrente de aproximadamente 1m60cm e de acordo com testemunhas, permanecia assim 24 horas do dia.

Local contava com um abrigo improvisado, com cobertura de amianto, que recebia luz solar direta, fazendo com que no seu interior a temperatura fosse extremamente elevada. De acordo com a Polícia Civil, o animal era eventualmente mantido também amarrado ao lado do abrigo. O quintal do imóvel dos investigados é amplo e cercado por muro e portões, não tendo sido identificado qualquer motivo que justificasse a restrição de liberdade imposta ao cão, o qual apresentava indícios de estresse e agitação em decorrência da situação em que vivia.

Animal foi resgatado, formalmente apreendido e por ausência imediata de Lar Temporário disponível, encaminhado CCZ, para exames, triagem e preparação para processo de adoção virtual. Os tutores não se encontravam no imóvel no momento do resgate, contudo, foram localizados e conduzidos à Delegacia de Polícia, onde foram indiciados por crime de maus tratos (artigo 32 da Lei 9.605/98), com pena e de 2 a 5 anos de reclusão.