Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 05 de Março de 2021, 14:48 - A | A

Sexta-feira, 05 de Março de 2021, 14h:48 - A | A

Reivindicações

Governo do Estado se reúne com representantes dos motoristas de aplicativos

Foram discutidas diversas ações em benefício à categoria

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Governo do Estado se reúne com representantes do motoristas de aplicativos

Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira

Em reunião realizada nesta sexta-feira (5), entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e os representantes de profissionais que atuam no transporte de passageiros por aplicativos em em Campo Grande, foram discutidas questões como o preço dos combustíveis e o apoio da administração estadual para a melhoria das condições de trabalho.

 

Na ocasião, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Sérgio Murilo informou aos motoristas que os temas abordados envolvem outros órgãos, como a Petrobrás, Prefeitura e Secretaria de Fazenda, assim cada assunto precisará ser discutido com esses setores. “O Estado está fazendo o seu papel, além de cuidar da população também ajudar algumas categorias para evoluir numa condição melhor de trabalho e o Estado está estendendo a mão para avançar na solução dos seus problemas”, disse via assessoria. O secretário ressaltou que no que se refere ao preço da gasolina, nem sempre é possível a intervenção por meio do Estado, pois é uma questão de competência da Petrobras. Conforme a assessoria, só no ano passado, a estatal federal autorizou 19 aumentos nos preços da gasolina.

 

Uma das reivindicações dos motoristas é que as plataformas não atualizam as tarifas há cinco anos e que aplicam algumas medidas que reduzem ainda mais a remuneração deles. Tendo isso em vista, o superintendente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor Estadual (Procon), Marcelo Salomão,informou como o órgão atuará nesta demanda. “O Governo do Estado vai dar apoio para que viabilize o trabalho da categoria, vamos intermediar conversa com os aplicativos que cancelaram os descontos para a categoria (no que se refere a combustíveis), vamos verificar possíveis ilegalidades ou abusividade pelas contratantes (administradora de plataformas), e vamos discutir com o Sinpetro um modelo de negócio voltado para os motoristas de aplicativos”, explicou Marcelo Salomão via assessoria.

 

Alguns motoristas reclamaram também que deixaram de ter desconto ao abastecer o carro em postos que antes trabalhavam com aplicativos e concediam um preço melhor. “Os aplicativos suspenderam os descontos”, relatou o motorista Fuad Salamene via assessoria. Com o intuito de auxiliar a categoria na questão do combustível, o superintendente do Procon esclarece que pretende, junto a categoria, discutir com o Sindicato dos Postos de Combustíveis, Derivados de Petróleo e Conveniências( Sinpetro) a melhor forma dos motoristas de aplicativo terem algum tipo de desconto ao abastecer os carros.

 

O presidente da Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab), Marcos Derzi, se comprometeu a conversar com a categoria sobre a possibilidade de criação de uma plataforma regional via entidade que os representa, com o objetivo de amenizar o problema em relação às plataformas. Até o momento, existe uma Cooperativa recém criada, que ainda não tem um grande número de associados.

 

A demanda sobre o ICMS da gasolina e o preço do etanol, que vem acompanhando o aumento do combustível derivado do petróleo, será discutida com outros setores do Governo do Estado.

 

Entre os representantes dos motoristas de aplicativo que participaram da reunião estavam Alfredo Orlando, Alysson Clisman, Carolina Garcia, Eva Bianca, Emilson Irala de Souza e Helder Brito. Pelo Governo, participaram também o secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica e Ana Carolina Ali, da Consultoria Legislativa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS