Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 01 de Março de 2021, 13h:33

Parceria entre Prefeitura e Hospital do Câncer garante acesso a pacientes do SUS

Convênio irá contribuir na redução da fila de espera para exames de imagens e diagnóstico

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

Parceria entre Prefeitura e Hospital do Câncer garantem acesso a pacientes do SUS

Iniciativa beneficiará milhares de pessoas

Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), firmou parceria com o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA), a parceria busca garantir acesso a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a exames de imagens e diagnóstico, contribuindo assim para a diminuição da fila de espera nos procedimentos.  

 

Os procedimentos são realizados dentro da rotina e aos sábados em regime de mutirão, beneficiando assim milhares de pessoas. A aposentada Tecla Cristaldo de 61 anos foi uma das pacientes atendidas pelo convênio, ela havia sofrido uma lesão por movimento repetitivo no ombro direito e estava aguardando a realização de um exame de ressonância magnética. “Quando me ligaram agendando o exame eu fiquei muito feliz que estava aguardando há mais de um ano e por causa da pandemia eu estava sem muita perspectiva, porque muitos procedimentos tiveram que ser cancelados. Esse tipo de projeto ajuda muito a gente que não tem condições de pagar um exame como este que no particular é muito caro”, ressaltou a aposentada via assessoria.

 

Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, ressalta a importância da parceria para atender a demanda, visto que os procedimentos eletivos foram impactados pela pandemia de Covid-19. “A nossa demanda é cada vez mais crescente e houve uma limitação para atendimento destes pacientes imposta pela pandemia. Através de iniciativas como esta é possível dar mais celeridade nesse processo e assim garantir que o paciente seja atendimento”, explicou o secretário via assessoria. .

 

A parceria prevê ainda a realização de exames como, ressonância magnética, cintilografia, biópsia de mama e tireoide, colonoscopia, endoscopia e esofagogastroduodenoscopia. No ano passado a Prefeitura de Campo Grande lançou o programa Câncer Fila Zero com objetivo de zerar a fila de procedimentos de radioterapia. Na ocasião, mais 300 pacientes foram atendidos.