Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 20 de Fevereiro de 2021, 12h:32

Conheça as vantagens da dieta de alimentos crus

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Crudivorismo conquista adeptos pelo mundo com foco na alimentação saudável

iStock

ColunaBem-Estar

Os crudívoros têm ganhado espaço quando o assunto é alimentação saudável. Esta dieta se constitui pelo consumo de alimentos crus ou aquecidos até 40°C. O crudivorismo conquista mais e mais adeptos pelo mundo e constitui-se de, majoritariamente, vegetais, legumes, frutas, oleaginosas, sementes germinadas e cereais. Alimentos de origem animal também podem entrar desde que crus ou que não passem da temperatura máxima no preparo.


Os crudívoros não seguem uma única dieta. Há variantes como os que se alimentam somente de produtos de origem vegetal e outros que incluem produtos de origem animal no cardápio. Uns se restringem somente a alimentos orgânicos, enquanto outros são mais flexíveis. Alguns permitem somente alimentos crus, mesmo à medida em que os versáteis incluem alimentos pouco aquecidos.


Como o crudivorismo dá ênfase aos alimentos não processados, há um ganho nutricional nesta dieta. Comer vegetais e frutas ajuda a controlar a pressão sanguínea, dentre outros benefícios. No entanto, é preciso cuidado ao adotar este tipo de dieta sem o consumo de produtos de origem animal, o que pode levar a uma deficiência de vitamina B12, por exemplo.


É importante consultar especialistas para checar os prós e os contras e balancear a ingestão de nutrientes. O crudivorismo requer planejamento. Para preparar grãos, o ideal é deixá-los de molho na água. Outra forma de consumo é através da germinação. Usar o liquidificador ou processador para preparos é uma boa pedida. A couve-flor, por exemplo, vira algo parecido com a textura do arroz.


Uma ideia para o café da manhã são smoothies verdes com legumes e vegetais, além de frutas ou granola crua com leite de amêndoas. Cenoura com húmus cru é ideal para um petisco. Já para o almoço dá para fazer spaghetti de abobrinha com molho pesto. Frutas e castanhas funcionam para um lanchinho da tarde. Sopa fria pode completar o cardápio para o jantar. Existem numerosas receitas disponíveis para um cardápio amplo e saboroso.


Outro benefício desta dieta é econômico. Com um consumo alto de vegetais, legumes e frutas, se gasta menos no supermercado ou na feira. Também se economiza no uso do gás de cozinha, já que o fogo só é usado para aquecer os alimentos em baixa temperatura. A dieta crudívora conquistou famosos por uma gama de motivos, como a atriz Alicia Silverstone, que a adotou para melhorar a pele, e a tenista Venus Williams, que mudou seu consumo de alimentos para combater uma doença autoimune. Assim, o crudivorismo vai cativando novos entusiastas mundo afora.