Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 07 de Fevereiro de 2021, 12h:23

Veja como decorar sua casa montando uma boa adega

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Obtenha dicas de como montar uma adega na sua casa e apreciar um bom vinho

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Adegas de vinho nunca saem de moda, isto é, este espaço funcional sempre está presente em bares e também em casas, servindo coleções de vinho e esbanjando muito estilo. Com isso, construir sua própria adega pode resultar em bons momentos de apreciação de vinhos e em uma composição decorativa cheia de personalidade.


O melhor é que montar esse espaço é simples e pode ser feito no estilo DIY, ou seja, Do It Yourself – “faça você mesmo”, em português. Neste caso, você pode criar uma adega conforme sua necessidade e preferência, combinando-a perfeitamente com a proposta decorativa da sua casa e comportando da melhor forma os tão queridos vinhos.


Antes de apresentarmos dicas úteis para você construir sua própria adega, confira abaixo um pouco mais sobre ela.

Adega em casa
Há diferentes tipos de adega: as que se utilizam de tecnologias para balanceamento de calor e as simples, ideais em qualquer lar. Neste último caso, basta um pouco de criatividade, madeiras ou mobiliário simples e uma parafusadeira à bateria.


Já para as adegas com climatização é necessário um sistema termoelétrico que mantenha  o interior devidamente frio. Elas funcionam com uma troca de calor entre o ambiente interno e externo. Para complementar, basta apostar em um bom mobiliário de madeira que comporte todas as garrafas e um sistema de iluminação condizente com o sistema elétrico do espaço.

Monte a sua adega
Munido de um mobiliário de madeira, ou mesmo chapas de madeira e uma parafusadeira à bateria, você pode colocar seu projeto em ação. Antes disso, confira algumas dicas que separamos para você.


Escolha o espaço ideal
Ao pensar no local ideal para sua adega, considere as características físicas do espaço. Isso porque os vinhos têm características químicas que exigem um armazenamento adequado. Pensando nisso, escolha um lugar da residência que seja seco, sem muita luz, reservado e que comporte devidamente a quantidade de garrafas que você possui.


Buscando armazenar uma quantidade considerável de vinhos, as salas de jantar ou de estar, por exemplo, podem receber toda uma parede dedicada às garrafas. Outra opção é separar um cômodo completo para dedicar às bebidas, adicionando uma porta de vidro para visualizar o espaço e trazer um charme para a casa. Caso você não possua uma vasta coleção de bebidas, uma alternativa é ter um mobiliário encaixado embaixo de uma escada ou encostado em uma parede reservada.


O importante aqui é atender às necessidades químicas e de climatização do vinho e tornar o ambiente convidativo e cheio de personalidade.


Estrutura para as garrafas
Para comportar as garrafas, o ideal é utilizar uma estrutura de madeira ou aço. Caso você não tenha um armário ou uma estante pronto, você pode montar o seu.


Para isso, é necessário quatro chapas de madeira das proporções necessárias para sua quantidade de garrafas. Decidido o formato do armário, basta parafusar conectores estruturais nas laterais das duas chapas maiores, unindo-os depois com as laterais das duas chapas menores, resultando em um componente seguro de quatro chapas.


Após isso, adicione prateleiras  do estilo que mais for conveniente para o estilo do cômodo e da sua coleção.


Acessórios funcionais
Para dar um charme à adega, nada como adicionar alguns objetos decorativos e também funcionais.


As paredes ao redor do armário com as garrafas podem receber quadros decorativos com a temática dos vinhos e um porta-taças, por exemplo – este último sendo estiloso e útil.


Outros itens que não podem faltar são o saca-rolhas e o decanter. Ambos podem ser dispostos no local de maneira a agregar na decoração.