Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 24 de Janeiro de 2021, 11:58 - A | A

Domingo, 24 de Janeiro de 2021, 11h:58 - A | A

Coluna Tecnologia

Jogos de tabuleiros inspirados em franquias famosas de videogame

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Jogos de videogame ultrapassam os limites da tela e trazem outras experiências para os fãs

Divulgação

ColunaTecnologia

Os jogos eletrônicos trazem cada vez mais experiências imersivas para os seus fãs. Além da inovação da realidade virtual, as franquias de jogos também têm investido em outros formatos, como os jogos de tabuleiro.

De games para quem gosta de esportes de tiro, como o revólver airsoft, até para quem gosta de uma levada RPG, são várias as possibilidades.

Os board games, como também são conhecidos os jogos de tabuleiros, vão muito além dos jogos mais clássicos, como War ou Banco Imobiliário. Em muitos casos, a experiência do que é visto nas telas é transformada para ser vivida fora das plataformas digitais, sem deixar de lado a emoção e as características marcantes de cada franquia.

Veja abaixo alguns dos jogos que transcenderam os videogames e foram parar em jogos de tabuleiro.

XCOM
O jogo, que tem a alcunha de ser um dos mais tecnológicos jogos de tabuleiro no mercado brasileiro, conseguiu adaptar muito bem a realidade do game para o novo formato. Para viver a experiência completa, o jogador vai precisar de cartas, fichas, miniaturas e também de um aplicativo, possível de ser acessado por smartphones. Desta forma, quem entrar na brincadeira poderá gerar cenários aleatórios que mudam a dinâmica do game.

Neste jogo, até quatro pessoas devem tentar combater uma ameaça alienígena, que fica mais perigosa a cada rodada. Os recursos para chegar à vitória são limitados e há também um prazo para chegar até uma solução, tornando a aventura ainda mais emocionante.

Gears of War
Este jogo conseguiu se manter fiel até mesmo em uma plataforma clássica, como o jogo de tabuleiro. Além de ter muitos pontos que remetem ao videogame, o jogo mantém o seu nível de dificuldade. Com um ritmo mais lento de jogo, ele promete envolver os participantes com bastante emoção.

As cartas de ação inclusas no jogo também valem como a vida dos personagens. Ou seja, raramente, os participantes estarão com seus personagens com a energia cheia, fazendo com que qualquer virada de sorte possa mudar o rumo da brincadeira.

Dark Souls
A dinâmica que tornou a franquia tão especial foi bem traduzida para o tabuleiro: será necessário vencer vários inimigos menores antes de tentar derrotar os grandes chefões da brincadeira.

Os adversários mais poderosos são o elemento principal do jogo, já que são retirados diretamente dos videogames e que recebem habilidades novas assim que metade de sua vida chega ao final.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS