Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 11h:36

Lavar roupas novas antes do primeiro uso previne uma série de doenças

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Peças recém-adquiridas podem trazer fungos, bactérias e até insetos desagradáveis

Divulgação

ColunaBem-Estar

A maioria das pessoas está cuidando mais da higienização da roupa durante a pandemia. Para eliminar o coronavírus das vestimentas, muitos incorporaram à rotina os passos necessários para evitar a contaminação no ambiente doméstico, e um deles é tirar a roupa assim que chegar em casa e colocá-la diretamente na máquina de lavar. Mas o que pouca gente faz é prestar atenção em lavar as roupas novas, para não desenvolver alergias ou intoxicações.


Uma das razões pela qual se deve lavar as roupas novas é porque elas contêm tinturas que podem irritar a pele. As roupas feitas de poliéster e acrílico são tingidas com tintas altamente químicas. Com isso, podem causar alergias até severas. É importante lavá-las antes do uso para retirar o excesso de tintura. As crianças, principalmente, podem ser afetadas por essas substâncias. Então, todo o cuidado é necessário para preservar a saúde da pele.


Outro motivo para as roupas novas irem diretamente para a máquina de lavar é a quantidade de fungos, bactérias e até insetos como pulgas e piolhos que podem estar escondidos na peça recém-adquirida. Isso acontece quando outras pessoas provaram aquela roupa nas lojas e decidiram não levá-la para casa. Mesmo compras feitas online podem ter devolução, e não se deve achar que você é a primeira pessoa a provar a peça.


Roupas de algodão e linho, por exemplo, recebem tratamento químico e devem ser higienizadas. O suor também contribui para a diluição de substâncias químicas que estão no tecido e, assim, uma maior quantidade do produto pode entrar em contato com a pele. Não é só a pele que pode sofrer, mas também as vias respiratórias. Produtos como formol e outras tinturas químicas podem gerar uma reação alérgica ao inalar tais substâncias.


Para prevenir essa série de problemas, é importante seguir as instruções de cada peça. Antes de lavar, leia a etiqueta para ver se há alguma recomendação específica para aquele tipo de tecido e confira o ciclo de lavagem que mais se adequa às especificações. Lave roupas de cores parecidas juntas para não manchar outras brancas, por exemplo, que podem estar junto na máquina de lavar. Se, ao final da lavagem, a água ainda estiver escura, lave a peça novamente ou até que o excesso de tintura seja removido. Atenção com a saúde nunca é demais. E, como as vovós diziam, prevenir é melhor do que remediar. O hábito de lavar as roupas novas pode evitar uma série de complicações para a sua saúde e a de seus familiares.